Dicas
Conheça as vantagens de formalizar o seu negócio
Tem uma pequena empresa ou uma atividade informal, mas não sabe as vantagens de formalizá-la? Aqui você encontrará todas as respostas que precisa para decidir sobre a formalização da sua empresa ou atividade, como vantagens, importância e o que precisa.
Atividade ou negócio informal
Se caracteriza como atividade ou negócio informal aquele que não possui registros algum perante órgãos competentes, ou seja, não emitem notas fiscais, não pagam impostos e também não possuem diversos direitos. O que está propenso a ter altos riscos tanto na vida pessoal quanto na vida profissional na área em que atua.
Importância de legalizar a sua empresa ou atividade
Ao legalizar as suas atividades ou negócio, você consegue ter acesso a diversos benefícios e direitos, além de conseguir uma gama de clientes do ramo muito mais interessados e que se importam com o recebimento ou não, por exemplo, de notas fiscais.
Na ausência de informações ou até mesmo na tentativa de fugir dos impostos, os empreendedores optam por atuar informalmente. Porém, nessa tentativa é que sofrem diversos riscos, como algum acidente imprevisto, alguma licença ou até mesmo, o direito aos benefícios previdenciários.
Na legalização, você passa a ter mais segurança para lidar com todas essas questões e, é claro, ter mais autonomia sobre o que será desenvolvido.
Conheça as vantagens de formalizar o seu negócio
Veja as principais vantagens de formalizar o seu negócio e veja como pode prosperar através disso.
- Direito previdenciários;
Ter direito a aposentadoria ou em momentos necessários ter direito auxílio-doença e salário-maternidade faz parte dos benefícios previdenciários que o empreendedor ou microempreendedor individual possui ao formalizar o seu negócio, podendo contar com estes benefícios tanto para si quanto para os seus dependentes, já que a família possui acesso à pensão por morte ou auxílio-reclusão.
- Poder participar de licitações;
Participar de licitações, fornecer produtos ou serviços ao governo é uma maneira de ampliar a sua carteira de clientes, além de aumentar o faturamento. Entretanto, para conseguir participar do processo de licitações é preciso que a empresa esteja formalizada devidamente, ou seja, possua um CNPJ.
- Condições especiais em produtos e serviços;
Vale lembrar que alguns produtos e serviços saem mais em conta para empresas do que para pessoas físicas, como planos de telefonia móvel ou planos de saúde.
- Mais possibilidades de negócios;
O famoso B2B é uma das melhores vantagens de formalizar o seu negócio, já que é negócio entre empresas. Por ser um Business to Business você terá mais chance de fazer negócios com outras empresas, aproveitando políticas específicas, por exemplo.
- Mais facilidade de crédito;
Você consegue ter mais acesso ao crédito com a formalização das suas atividades, se você precisar de um empréstimo e cartão a modalidade de crédito poderá servir para pagar as despesas que possui ou ainda aumentar o seu capital de giro. Entretanto, para isso, você precisa de um CNPJ para facilitar todo o processo de concessão de crédito e ter acesso a linhas especiais que o crédito possui apenas para empresas em determinadas instituições financeiras.
Agora que você sabe tudo isso, não perca tempo e verifique a Junta Comercial do seu estado como funciona o processo de abertura, alteração e encerramento de empresas; além de poder consultar outras informações pertinentes ao seu negócio ou algum procedimento específico.
É essencial, entretanto, que você esteja atento não só a formalizar a sua situação, mas disposto a fazer sua empresa funcionar cada vez melhor. Buscar informações sobre as questões administrativas significa entendê-las para evitar cair em golpes ou passar por estresse desnecessário por conta da ausência de algum documento necessário, por exemplo.