Dicas

Conheça 5 motivos para você contratar uma assessoria de imprensa

Publicado

em

Se você tem uma empresa, mas não possui uma assessoria de imprensa saiba que está perdendo uma série de vantagens. Mas, não se preocupe. Se você não sabe o que é ou a sua importância, aqui encontrará tudo o que precisa. Veja abaixo.

O que é 

A assessoria de imprensa é uma das áreas da comunicação que está envolvida por trás do processo de relacionamento com a mídia. A assessoria de imprensa é uma ponte entre o cliente atendido e os veículos de comunicação e público. 

Com a revolução digital e a iminente diminuição da mídia impressa, a assessoria continua sendo fundamental para diversos negócios. Atualmente, este trabalho inclui todos os veículos presentes na internet, assim como as redes sociais.

A chamada mídia espontânea é o principal objetivo de uma assessoria, já que é através dela que a empresa ganhará destaque e visibilidade nos veículos de comunicação. 

Este trabalho não visa apenas administrar informações, mas também torná-las relevantes, sendo necessário para aqueles que irão direcionar.

A assessoria de imprensa habitualmente trabalha com:

  • Gerenciamento de crises;

No momento difícil é este profissional que irá elaborar a melhor estratégia de comunicação para que uma falha ou ruídos possam ser revertidos, sem causar maiores danos para a imagem do assessorado. 

  • Geração de mídia espontânea;

A geração desta mídia é composta de divulgação de releases, sugestão de pautas e fontes. A assessoria será a responsável por fornecer informação de qualidade a jornalistas, promovendo um debate interessante para ambos lados, sendo possível garantir espaço em diferentes meios de comunicação, sem precisar pagar por isso. 

  • Relacionamento e diálogo com a mídia;

Fornece acessibilidade aos profissionais da redação, sendo responsáveis por oferecer pautas de interesse do assessorado. 

  • Orientação a media trainning/porta-vozes.

É função da assessoria de imprensa realizar orientações e treinamento ao responsável por falar pela empresa ou instituição. Este profissional irá alinhar o tom que deve ser dado à entrevista de acordo com a pauta e os objetivos desejados. Media trainings e a produção de conteúdos especializados, como o briefings, mensagens-chaves, discursos e análises de mídia que irão contribuir para o preparo dos porta-vozes e o posicionamento da instituição.

Ou seja, mais do que essencial para uma organização que pretende estar sempre ativa e preparada no mercado.  

Vantagens

Confira as vantagens de ter uma assessoria de imprensa. 

  • Auxilia a criar uma reputação para a empresa; 
  • Oferece maior exposição na mídia;
  • Oferece melhor networking para a marca; 
  • Compreende a necessidade do seu público;
  • Apresenta ideias e soluções para crises.

Estas são as principais vantagens que uma assessoria de imprensa oferece e, vale a pena investir nela por conta disso. Para aqueles que estão começando a sua empresa, nada melhor do que começar a formar uma reputação para o seu negócio, se expor da melhor forma para garantir um networking de qualidade e entender as reais necessidades do seu público enquanto internauta. Além de poder ter soluções ágeis para as crises que podem surgir. 

Importância

Assim como apresentamos anteriormente as suas vantagens, a importância da assessoria está relacionada ao sucesso e comunicação clara da sua empresa com o cliente atendido e a mídia. Se você quer garantir maior exposição de qualidade na mídia digital, então consultar a sua assessoria de imprensa fará toda a diferença no processo disso. 

Além de garantir que, em tempos difíceis, possa sair dele o mais breve possível através de uma comunicação clara. 

Como contratar

Para contratar uma assessoria de imprensa vale a pena consultar seus clientes, portfólio, além de ter uma boa comunicação com ela. Caso contrário, pule para outra a fim de ter melhores resultados.

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS

Sair da versão mobile