Dicas

Como se preparar para o Enem faltando pouco meses

Publicado

em

Seu objetivo é conseguir uma bolsa na faculdade dos seus sonhos por meio da prova do Enem? Então, esse artigo é ideal para você entender como começar a estudar faltando poucos meses para a prova.

Poucos meses para o Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é a maior prova do Brasil, já que possibilita a ingressão em várias faculdades, sendo públicas ou particulares, sendo uma ótima opção para os estudantes. Neste ano, a prova vai ocorrer nos dias 13 e 20 de novembro, em dois domingos consecutivos. Logo, se você decidiu agora começar a estudar para a prova, faltando poucos meses, saiba que ainda dá tempo! Por isso vamos destacar algumas dicas sobre como você deve se preparar durante esse tempo.

Decida qual curso você quer

Antes de começar a estudar é necessário que saiba qual curso você quer. Ter um objetivo claro te ajuda a definir a melhor estratégia, como também saber qual a pontuação necessária que deve alcançar. A prova é constituída por 180 questões e para cada curso você precisa de um número mínimo de acertos. Dessa forma, defina um objetivo e pesquise a nota de corte que precisa alcançar. 

Faça provas antigas

A verdade é que faltam poucos meses para o Enem e não dá tempo de estudar todo o conteúdo, mas você pode estudar de forma estratégica. A melhor preparação nesse momento é estudar por meio de provas antigas do Enem. Isso mesmo, você deve fazer provas antigas e a partir dos seus erros estudar o que não sabe. Esse estudo é o mais eficaz, pois é um estudo direcionado, já que consegue identificar os seus erros e por meio deles aprender novos conteúdos. Essas provas você encontra no site do Inep. 

Treine redação

A redação no Enem pode aumentar muito a sua nota, já que com ela você consegue até 1000 pontos. E isso faz uma grande diferença na sua nota final! Então, uma boa estratégia para esses meses é fazer várias redações de acordo com o modelo pedido. Estude como é a estrutura do texto e como argumentar de forma objetiva. Na internet há vários conteúdos ensinando estratégias para desenvolver uma redação modelo Enem. Assim, não deixe de estar treinando a sua escrita até a prova. 

Tenha uma estratégia de prova

Parece bobagem, mas montar uma estratégia de prova fará com que acerte mais questões. Isso porque, essa prova não é considerada como difícil, a exemplo, de outros vestibulares, mas sim uma prova cansativa. No primeiro dia se tem 90 questões mais uma redação e no segundo, apenas 90 questões. No entanto, os textos são longos e exige do candidato boa interpretação e condicionamento. 

Outro ponto relevante é a TRI, que valoriza os acertos das questões fáceis e médias. Provavelmente, você já notou que o Enem é uma prova estratégica. Sendo assim, se você treinar a forma que vai fazer a prova ficará na frente dos seus concorrentes. 

Cuide do seu emocional

As dicas acima são importantes, mas de nada vai adiantar se não cuidar primeiramente do seu emocional. Sabemos que estudar para provas exige muita dedicação, como também acaba sendo uma grande pressão para muitos. Mas se escolher como prioridade a sua saúde mental, verá que sairá muito melhor nas outras áreas. Logo, não estude constantemente, defina momentos de descanso e lazer. Portanto, durma sempre bem, tenha uma alimentação saudável, faça exercícios físicos e defina dias para descansar. Com certeza, isso vai te gerar resultados positivos durante os estudos e na hora da prova.

Se você quer entrar na universidade, não perca tempo! Comece agora mesmo a aplicar essas dicas nos seus estudos para o Enem. E lembre-se de cuidar da sua saúde mental em primeiro lugar.

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS

Sair da versão mobile