Dicas
Combatendo a Corrupção: Como o Blockchain Está Aumentando a Transparência no Brasil
Ambientes como a plataforma 777bet já passaram a adotar o blockchain como parte do seu sistema, seja para pagamentos com criptomoedas ou para outras finalidades. Essa é uma tecnologia que tem se mostrado super versátil e de fácil uso, além de oferecer tudo que é necessário para uma maior segurança, praticidade e eficiência.
O blockchain carrega consigo a característica da descentralização. Isso torna ele mais transparente e capaz de ser modificado por pessoas que quiserem contribuir para a sua evolução. Apesar disso, não pode ter seus dados excluídos ou transferidos, devido a sua forte segurança.
Hoje falaremos, em detalhes, sobre como funcionam sistemas descentralizados, quais suas principais características, vantagens e demais aspectos. Além disso, também iremos abordar detalhes a respeito do uso do blockchain em meios e contextos diversos, fora a sua participação para uma maior segurança e transparência em negócios, empresas, instituições e afins.
Sistemas descentralizado
Um sistema centralizado é aquele que possui uma única gestão, ela é responsável por administrar todo o sistema, atualizá-lo e gerir absolutamente tudo a seu respeito. A tomada de decisões nunca são terceirizadas. Desse modo, a informação não fica aberta para o público, não havendo transparência para com os usuários, por exemplo. Em sistemas bancários a centralização ainda é predominante, onde um único agente administra e fiscaliza todas as transações, dados e demais informações dos usuários desse sistema, enquanto isso, o usuário não tem acesso às informações de forma prática.
Sistemas descentralizados focam, justamente, no oposto. Neles você não depende de uma única autoridade central. De forma geral, pode-se dizer que, em sistemas descentralizados, existem diversos pontos de trabalho, onde computadores diferentes atuam sustentando todo o sistema e gerindo ele de maneira colaborativa. Isso costuma prevenir erros diversos, afinal, se um computador apresentar um problema ou se houver queda de energia em um dos pólos, isso não prejudica o sistema como um todo. A segurança também é um aspecto chave dos sistemas descentralizados. Isso porque a validação de dados é feita por diferentes computadores, cada um com sua própria base de dados. Isso dificulta fraudes e possíveis erros no repasse de dados.
Blockchains chegaram ao mercado com a premissa de serem descentralizados. Inicialmente foram utilizados exclusivamente em criptomoedas, para mantê-las sempre funcionando e administrar suas características. Hoje ele já se mostra promissor e atuante em diversos outros setores, como explicaremos abaixo.
Como o blockchain tem sido aplicado
O blockchain, como dito antes, é um sistema descentralizado. Ele funciona como uma rede que conecta blocos de informações. Esses blocos são onde estão todos os dados essenciais e informações que o blockchain precisa processar e armazenar. Ele surgiu com as criptomoedas, assim que o bitcoin foi lançado, afinal, era o sistema que foi desenvolvido para acompanhar essa criptomoeda. Assim, ele cuida da parte de segurança dos cripto ativos, garante a transparência para que todos saibam o que está acontecendo e possam localizar informações importantes. Além disso, também é colaborativo, permitindo que qualquer um contribua para a construção de um blockchain cada vez mais seguro, graças à mineração.
Se tornou muito comum associar o blockchain com criptomoedas por essa ter sido a sua origem. Apesar disso, esse é um sistema repleto de possibilidades e com aplicações variadas. A cada dia que passa mais indústrias, organizações, empresas e instituições aderem aos sistemas de blockchain para ter um melhor desempenho. Logo abaixo falaremos das principais aplicações do blockchain além das criptomoedas.
- Gestão de suprimentos. Com o blockchain é possível fazer uma efetiva gestão de recursos e suprimentos. No universo hospitalar, por exemplo, é possível controlar os insumos, sabendo onde eles estão, como estão e seus valores. Assim, fica muito mais fácil de gerir e administrar grandes quantidades de suprimentos.
- O registro de dados pode ser muito mais prático quando feito com blockchain. Esse é um sistema que permite que você colete informações das pessoas, conforme precisar. Além disso, o acesso, por ser aberto ao grupo especificado, todos poderão utilizar esses dados para realizar um melhor atendimento.
- Rastreio de recursos. Se você trabalha com importação ou exportação, o blockchain também pode te ajudar. Ele ajuda na hora de rastrear itens variados ao redor de todo o mundo. Isso faz com que seja muito mais simples de seguir com o seu negócio.
Mais segurança e transparência com o blockchain
O blockchain também atua com uma função especial no dia a dia dos brasileiros, que é na prevenção da lavagem de dinheiro e atos corruptos. O que acontece é que esse é um sistema onde os dados não podem ser manipulados ou excluídos, garantindo máxima segurança. Além disso, a presença de diversas máquinas movimentando esse sistema constantemente torna ainda mais impossível penetrar nele. Desse modo, adotar o blockchain em indústrias, empresas e até mesmo na organização de órgãos governamentais é contribuir também para o fim da corrupção. Esse sistema garante segurança aos usuários e ao sistema em si. Com ele as fraudes somem e tudo pode ser fiscalizado de perto sem dificuldades.
Essa rede de blocos também funciona de forma totalmente transparente. Isso significa que todos adicionados àquela rede têm acesso aos dados registrados. Esse acesso torna muito mais fácil fazer investigações de movimentações ou dados de forma geral. Assim, golpes se tornam ainda menos frequentes. O blockchain tem se mostrado um sistema de segurança totalmente válido e funcional. O que significa que empregá-lo em instituições ou indústrias tornará elas mais ágeis, práticas, seguras e reduzirá a possibilidade de fraudes e golpes diversos.