Dicas
Aprenda como fazer a gestão de estoque da sua empresa
O sonho de ser um empreendedor de sucesso é o sonho de muitos, mas quando é preciso fazer o gerenciamento de cada setor é um pesadelo para grande maioria. Afinal, é preciso um pouco de técnica ou conhecimento e, comumente, não é possível ter. Por conta disso, separei para você um passo a passo incrível para você aprender a fazer uma gestão de estoque eficiente para a sua empresa.
O que é a gestão de estoque
É através da gestão de estoque que uma empresa consegue promover a organização e manter controle de suas mercadorias em determinado espaço e tempo. É a gestão de estoque que permite entender suas demandas e determinar quais são as necessidades de reabastecimento.
Uma das principais intenções da gestão de estoque é evitar a falta ou excesso de mercadorias, já que isso traz prejuízos para o caixa da organização.
Outra forma que deve ser levada em conta é que a gestão de estoque permite definir o tipo de estoque a ser utilizado, metodologias e também a realização de um inventário.
A gestão de estoque visa trazer o equilíbrio entre compras, armazenamento e entrega de produtos e materiais.
Por conta disso, quanto mais cedo fizer esse planejamento, melhor será a experiência..
Benefícios da gestão de estoque
Confira agora alguns benefícios incríveis que a gestão de estoque proporciona:
- Reduz desperdícios;
- Auxilia no planejamento financeiro;
- Alinha setores da empresa;
- Melhora o processo de compra;
- Otimiza tempo e recursos.
A gestão de estoque alinha boas vantagens a todos os setores. A sobra de materiais ou produtos significa prejuízo para as empresas, por isso, a gestão de estoque reduz não só os desperdícios, mas também erros desnecessários do processo de compra, armazenamento e entrega que ocorre no setor logístico. Quanto mais cedo adotar a gestão de estoque, melhor será o desempenho geral da organização.
Passo a passo para gestão de estoque eficiente
Agora que você aprendeu tudo isso, veja como fazer a gestão de estoque da sua empresa sem burocracias.
- Pense na localização;
Reflita sobre o melhor local para armazenar as mercadorias. A escolha equivocada pode gerar desperdícios de produtos e tempo. Esteja atento a uma distância segura entre a produção e os locais de distribuição.
- Defina seus produtos;
Defina quais produtos você trabalha, suas quantidades mínimas e máximas para que consiga manter em estoque para cada produto. Desta forma, você consegue evitar falta e excesso de mercadorias.
- Visualize a rotatividade dos seus produtos e periodicidade;
Esteja atento à rotatividade dos produtos que você está vendendo. Reflita quais vendem mais ou menos, qual é a sazonalidade de cada um deles e quais produtos representam mais lucros para a empresa. Esse é um detalhe que não pode deixar passar despercebido.
Quanto a periodicidade, analise com que frequência você precisa repor determinado estoque e/ou produto.
- Layout;
Tão importante quanto a localização é o layout do estoque, já que é preciso pensar de forma a contribuir para o fluxo de mercadorias, reduzir tempo de transporte e evitar quebras. O layout permite garantir um acondicionamento adequado de produtos.
- Elabore inventários;
Faça inventários do seu estoque periodicamente. O objetivo disso é apenas garantir que a quantidade de mercadorias registradas no sistema esteja de acordo com o que está presente no estoque físico.
- Firme contato com fornecedores de confiança.
Estabeleça contato com fornecedores de confiança e, caso não tenha, busque por eles para que os prazos acordados sejam cumpridos e os mesmos ofereçam condições de pagamento. Estabeleça uma comunicação clara e um bom relacionamento para que o desempenho da relação entre você e o fornecedor seja cada vez melhor.
Agora que você sabe tudo isso, basta colocar a mão na massa e investir em uma gestão de estoque de qualidade na sua empresa.