Dicas

Aprenda a não viciar em jogos de azar

Publicado

em

Apesar dos jogos de azar oferecerem entretenimento, diversão e uma boa dose de adrenalina para os jogadores, poucos sabem como jogar sem cair no vício. Confira as boas práticas para não ser um “viciado” em jogo.

Entenda o que são os jogos de azar

É comumente chamado de jogos de azar aqueles jogos que os jogadores dependem única e exclusivamente da sorte para que uma pessoa seja ou não premiada. Alguns chegam a ser proibidos no Brasil por conta de suas irregularidades e potencial perigo para todos os jogadores. Entretanto, há alguns jogos que são legalizados e, inclusive, são populares entre os apostadores.

É proibido jogar jogos de azar?

Para entender mais sobre isso é necessário que você saiba que essa proibição é antiga, por isso poucos sabem sua história. Mas, foi em 1946 que o presidente Eurico Gaspar Dutra deu origem ao Decreto-Lei 9.215 que proibia a prática de jogos de azar em todo território nacional.

Entretanto, a proibição se dá para fins comerciais em locais públicos. Ou seja, se você quer jogar jogos de azar com seus amigos ou familiares não há problema, desde que não esteja ocorrendo a comercialização dessa prática.

Veja quais são os tipos de jogos de azar e se estão atualmente proibidos no Brasil

Não fique mais com dúvidas e confira tudo sobre logo abaixo:

  • Caça-níqueis;

Atualmente proibida no Brasil. O jogo consistia em puxar uma alavanca e esperar pelo resultado, o que determina se você foi premiado ou não, tem uma simbologia específica por remeter aos cassinos.

  • Loteria;

A prática não está proibida, visto que é uma das modalidades de jogos que mais estão presentes no Brasil. O jogo consiste no jogador escolher uma sequência de números e verificar as regras do jogo, para descobrir quanto você precisa “marcar” para ganhar algum prêmio.

  • Rifas;

Não está proibida, mas também não possui prêmio específico. O que depende de cada rifa sobre qual é o prêmio oferecido e o valor de cada “número/nome” que o jogador escolher.

  • Bingo;

Popular em festas de família, igreja ou até entre amigos, o bingo consiste em cada jogador receber uma cartela numerada e para ganhar é necessário completar uma quina ou a cartela inteira, de acordo com os números que são sorteados. Atualmente é proibido no Brasil, mas é comum vê-lo presente nas festas beneficentes.

  • Cartas;

Além de sorte, exige habilidade. É necessário entender de matemática, probabilidades e estratégia para garantir um resultado positivo. Jogar cartas está proibido no Brasil, principalmente os jogos de cartas que envolvem dinheiro e prêmios.

Aprenda a não viciar em jogos de azar sem dificuldades

Siga os passos a seguir para garantir uma vida sem vícios.

  • Busque outros tipos de jogos para se entreter, como quebra-cabeça ou jogos de videogame;
  • Pratique esportes, como futebol, vôlei ou handebol;
  • Evite só falar de jogos e busque outros hobbies que te proporcionam felicidade.

Caso você já esteja “viciado” em jogos de azar, procure com profissional e converse com alguém de confiança para que possa ter uma rede de apoio em prol de sua recuperação quanto ao equilíbrio com os jogos. Ser honesto consigo mesmo quando a prática divertida virou uma obsessão ou uma sede contínua para o próximo jogo é essencial para conseguir superar qualquer problema.

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS

Sair da versão mobile