Dicas

A importância dos brinquedos no comportamento natural dos gatos

Publicado

em

Conhecidos como curiosos e independentes, eles também adoram ganhar carinho e se divertir. Com uma bolinha de papel, uma caixa de papelão ou alguns ratinhos de brinquedo, o entretenimento é garantido entre os felinos.

Um estudo feito pela fintech Koin revelou que mais da metade dos donos de pet no Brasil, 56,4%, têm um gasto médio que ultrapassa R$ 200 mensais com os animais de estimação. Isso mostra a preocupação dos tutores em relação ao bem-estar e à saúde dos animais.

Alimentação, vacinas, castração, idas ao veterinário, além de medicamentos, como vermífugos e antipulgas, são alguns dos cuidados necessários para um felino. Além disso, o brinquedo para gato é parte essencial do cotidiano desses animais, que precisam desenvolver o corpo e a mente de forma saudável, em um ambiente seguro e prazeroso. 

Arranhadores

Um dos brinquedos mais conhecidos pelos tutores de gatos, os arranhadores auxiliam a desenvolver o comportamento natural que os felinos teriam na natureza, afiando as unhas e se exercitando. Além de aliviar o estresse, esse item ajuda a evitar a ansiedade e alongar os músculos. 

Ele também auxilia tirar a atenção dos móveis da casa, evitando que os felinos arranhem o sofá ou as poltronas, por exemplo. Podem ser suspensos, presos na parede ou apenas no chão. Podem ser feitos de elementos como papelão, carpete, cordas ou com sisal.

Brinquedos eletrônicos

Esse tipo de brinquedo dá autonomia para o gato, podendo ser utilizado em momentos em que o tutor não está por perto. Além de entreter, esses objetos estimulam o instinto de caça, imitando o comportamento da presa e, em alguns casos, usam sons que simulam o outro animal.

Além do estímulo físico, eles auxiliam na saúde mental dos felinos, proporcionando a distração do animal enquanto o dono não está presente. Bolinhas interativas ou itens eletrônicos que simulam peixes e cobras são excelentes exemplos desse tipo de brinquedo.

Brinquedos interativos

Já os brinquedos interativos, ou seja, aqueles que o tutor pode interagir com o animal, são excelentes formas de promover o desenvolvimento físico e a coordenação motora, além de estimular o raciocínio lógico e os reflexos.

Outro benefício é que proporcionam maior socialização entre o animal e o dono, incentivando e fortalecendo o relacionamento entre ambos. Varinhas, fitas, ratinhos, peixinhos e bolinhas de papel são algumas das formas mais comuns desse tipo de brinquedo.

Escovação

Além das brincadeiras, manter a escovação regular dos pelos pode ajudar na saúde do animal de diversas formas. Na higiene, removendo os pelos antigos, evitando a formação de nós e estimulando a troca da pelagem de forma natural. Tudo isso mantendo o animal limpo e evitando o acúmulo de pelos pela casa. 

É ideal também para auxiliar o dono a identificar se existem problemas de saúde, como carrapatos, pulgas ou lesões pelo corpo. Além de deixar o pelo bonito, alivia o estresse e a ansiedade, sendo uma excelente forma de estreitar os laços, pois nesse momento, o animal fica em um estado confiante e relaxado junto ao tutor.

Lembretes

  • Procure revezar os brinquedos, trabalhando de diversas formas o corpo e a mente do animal;
  • Crie uma rotina de alimentação e atividades com o pet;
  • Tenha paciência. Muitas vezes, quando estão aprendendo a brincar, os gatos ainda não têm muita noção e domínio em relação ao corpo, podendo arranhar ou morder sem a intenção de machucar;
  • Se seu animal não interage com brinquedos, experimente vários tipos até encontrar o que se adeque ao gosto dele;
  • As brincadeiras também são ótimas formas de evitar a obesidade e o sedentarismo;
  • Dê carinho, ame e brinque muito com seu pet, pois, para ele, sua atenção é fundamental!

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS

Sair da versão mobile