Dicas

5 dicas de finanças exclusivas para autônomos

Publicado

em

Quer melhorar suas finanças e não sabe como? Confira os principais métodos infalíveis de finanças que vão ajudar você, profissional autônomo, a cuidar melhor da sua carteira pessoal. Confira abaixo.

Ser autônomo além de trazer benefícios como mais liberdade e autonomia em seu próprio trabalho, também significa atenção redobrada com as finanças e organização. Afinal, apenas um “pequeno” descuido pode custar muito caro ao profissional. É comum que possa parecer algo “muito exagerado”, mas todo centavo deve ser levado em conta e, a falta do planejamento financeiro ou o descontrole financeiro são os principais causadores de endividamento no Brasil. 

Por isso, conheça logo abaixo as dicas e demais detalhes pertinentes às finanças dos profissionais autônomos. 

Entenda o que são os profissionais autônomos 

O profissional autônomo é aquele profissional que não possui nenhum vínculo empregatício com alguma empresa. É lembrando comumente como o profissional que possui total autonomia financeira e profissional, não tendo nenhum trabalho efetivo. Ele pode realizar suas atividades em casa.

Importância de uma boa gestão financeira

Garantir gestão financeira é garantir qualidade de vida tanto pessoal quanto profissional para todos os profissionais, já que é através da gestão financeira que será possível estabelecer metas, analisar saúde financeira e, principalmente, como evitar cair em dívidas e sufocos por conta de desordem financeira. 

A gestão financeira proporciona autonomia, clareza nas informações, segurança dos processos e, principalmente, facilidade de identificar seus ganhos e perdas. É a gestão financeira de qualidade que proporciona melhores alternativas para as empresas e os profissionais autônomos.

5 dicas essenciais exclusivas para profissionais autônomos

Conheça agora as dicas infalíveis para todos:

  • Separe as finanças pessoais dos valores empresariais;

Não misture as finanças empresariais com as finanças pessoais para que posteriormente não tenha dores de cabeça para definir o que é gasto com o negócio ou gastos pessoais. Desta forma, você garante maior controle sobre seu capital e possui mais facilidade de entender se está tendo mais lucros ou perdas.    

  • Defina metas e indicadores financeiros;

Estabeleça quanto quer receber no mês com determinada função, o que precisa em sua vida pessoal e profissional para melhorar. Utilize esses indicadores para estimulá-lo a gastar o dinheiro de forma eficiente e com responsabilidade.  

  • Fique atento às épocas do ano;

Há épocas do ano em que há mais faturamento e outras que os gastos estão nas alturas, por isso é essencial que você tenha cuidado com essas épocas. No final do ano, os trabalhadores formais podem contar com o 13º salário e nos primeiros meses ocorre o pagamento de impostos. Mas, se você não estiver atento a tudo isso e não fizer um planejamento financeiro, você pode se meter em grandes problemas por conta de distração com o calendário. 

  • Elabore e monte uma reserva de emergência;

Elabore e monte uma reserva de emergência para que possa lidar com imprevistos. A reserva de emergência deve ser usada apenas em último caso, quando não houver saída para uma situação. Faça uma reserva que atenda ao seu estilo de vida e também o que é necessário para que a sua função não seja prejudicada. Essa dica é essencial para que todos possam colocar em prática, afinal é a reserva de emergência que será capaz de lidar com suas despesas caso aconteça algum evento inoportuno.

  • Faça investimentos e busque bom retorno.

Investir em si mesmo para conhecer um pouco sobre economia e finanças já é um bom diferencial para evitar uma catástrofe financeira pessoal. Faça investimentos seguros e que possuam uma capacidade positiva de retorno. Ao saber aplicar o dinheiro do negócio, poderá fazer as atividades crescerem ainda mais. Alguns investimentos que valem a pena para todos é o de renda fixa ou de boa liquidez.

Com todas essas informações você está pronto para ter uma vida financeira e permanecer autônomo de forma saudável, sem riscos de passar por algum sufoco por causa da distração ou falta de informação sobre o assunto. Com as dicas postas em prática, você consegue ter mais controle e autonomia sobre sua carteira física e digital.

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS

Sair da versão mobile