Dicas

5 Cuidados para voltar a treinar em academia

Publicado

em

Muitas pessoas voltam a treinar na academia após o período de carnaval. Por isso, separamos alguns cuidados que você tem que ter para não prejudicar seus músculos. Logo, se quer voltar a treinar com pé direito e principalmente, potencializar os seus resultados, fique com a gente até o final!

Existem vários problemas que podem ser evitados com alguns cuidados antes de voltar a treinar na academia. Assim, em muitos deles, podem causar lesões durante e especialmente, após alguns dias de exercícios.

Portanto, seguir essas dicas pode fazer você ter mais resultados positivos sem alterar o seu treino. Dessa forma, você consegue o máximo de eficiência dos exercícios sem causar problemas físicos.

O principal problema de ficar muito tempo sem treinar

Se você ficar muito tempo sem treinar você pode ter alguns problemas ao voltar, principalmente, falta de resistência muscular. Logo, isso pode causar as famosas dores ao voltar para a prática de exercício.

Além disso, a pausa nos treinos por períodos maiores que 3 meses causam também uma alteração no sistema nervoso. Com isso, os sinais transmitidos pelo cérebro para o corpo acontecem de forma mais lenta.

Dessa forma, o principal cuidado ao voltar para os treinos na academia é começar com cargas menores, por pelo menos duas semanas. Especialmente, treinando de forma full body, ou seja, todas as partes do corpo até elas se acostumarem novamente às cargas.

Volte a treinar na academia devagar, não tenha pressa

Um dos principais problemas que pode acontecer ao voltar na prática de exercícios na academia é achar que pode colocar a mesma carga. Assim, a melhor forma de conseguir resultados que não tenham custo alto e possam te prejudicar é começar com intensidade menor.

Por isso, respeite o limite do seu corpo para não ter problemas e tente se dar um tempo de adaptação novamente. Com isso, você vai gerar mais força conforme treina e também consegue recuperar a flexibilidade muscular.

Além disso, você evita lesões e consegue estimular as fibras musculares da maneira correta para obter mais resultados. Vale lembrar que quanto maior for o tempo parado menos força e flexibilidade você terá em comparação a antes.

Memória muscular

A memória muscular é o principal amigo de quem volta a treinar em academia, principalmente, para quem tinha uma rotina de exercícios. Portanto, pode te auxiliar, especialmente no começo da prática.

Ela funciona como uma memória que o seu corpo possui para lembrar dos exercícios que você fazia e facilita a adaptação deles. Com isso, simplifica a realização dos treinos e também a adaptação à nova realidade na academia depois do tempo parado.

Treine sempre nos mesmos horários

Outra estratégia que funciona muito bem é treinar sempre nos mesmos horários, por diferentes motivos. O primeiro é que é mais simples criar um hábito de disciplina fazendo sempre exercícios no mesmo horário.

Outro ponto é que o seu corpo vai se adaptar mais facilmente à rotina de treinos quando for para o mesmo momento do dia. Assim, sempre que tiver quase o tempo de ir para a academia, sua mente e seu corpo já estarão preparados para a rotina de exercícios.

Foca na vida fitness

Um dos maiores problemas que a volta aos treinos causa é a falta de foco nas atividades na academia. Muitas pessoas iniciam com o gás total nos exercícios, porém, com o tempo acabam perdendo a vontade de ir.

Logo, uma das maneiras de se manter motivado é vivendo de verdade a vida fitness. Com isso, criando mais hábitos além da academia para te manter motivado. Tente colocar comportamentos positivos que alteram o seu dia a dia como meditação, caminhadas para conseguir mais resultados!

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS

Sair da versão mobile