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4 vantagens para você treinar sua equipe de atendimento

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Está começando a sua empresa ou já está consolidada, mas ainda não treinou sua equipe de atendimento? Separamos as principais vantagens e dicas que você tem que ter ao treinar adequadamente o seu time. Confira abaixo. 

Primeiro contato

Não importa de que ramo seja a sua empresa, se você possui contato com cliente, seja interno ou externo, investir no atendimento adequado faz toda a diferença. Afinal, é o primeiro contato que possuem com a sua empresa. 

Pode parecer exagerado, mas a verdade é que quanto melhor for o atendimento, melhor será a experiência do cliente e, por isso, não é nem um pouco bobo investir no poder de uma comunicação clara e adequada. 

Você, como empresário e empreendedor, deve saber que o bom atendimento é a primeira porta de entrada que faz com que os clientes aprovem não só o produto, mas também aqueles que vão acompanhá-los até o fim do processo de compra e pós compra.

E, investir no departamento de atendimento sai bem mais em conta do que lidar com o prejuízo de perder clientes por conta do despreparo da equipe. Por isso, já saiba, o primeiro contato é tudo e, podemos ainda melhorar essa experiência apenas com uma boa saudação e procedimentos claros. 

Vantagens

Confira as principais vantagens de ter um atendimento de qualidade. 

  • Fidelização e retenção clientes;

Quando o cliente é bem atendido, se sente à vontade para voltar a comprar na sua empresa e, ao atender bem, demonstra preocupação com as vontades e problemas do seu cliente. Por isso, o atendimento não deve acontecer apenas no momento da compra, mas na pré-venda e no pós-venda. A satisfação do cliente com o atendimento e a empresa corresponde a 60% do crescimento dela, por isso, não receie investir neste setor. 

  • Aumenta credibilidade e confiança;

O atendimento por ser a porta de entrada para os clientes aumenta a credibilidade no mercado, isso acontece já que as pessoas bem atendidas fazem questão de divulgar para outras pessoas, o que acarreta em uma rede de confiança entre a empresa e o público. As empresas que vendem pela internet, por exemplo, se preocupam ainda mais por sites como “Reclame Aqui”, que oferecem espaço e voz para as pessoas conseguirem analisar os atendimentos realizados pelas empresas.

  • Melhora do ticket médio e valor do tempo de vida do cliente;

Os clientes que usufruem de um bom atendimento se fidelizam com o passar do tempo e, ao fazer isso, começam a confiar ainda mais na empresa e comprar mais e com frequência. Aumentando o número de vendas você consegue aumentar o ticket médio da sua empresa e a melhorar os seus resultados. Vale lembrar que o ticket médio demonstra a relação do cliente com a marca, ou seja, quanto maior o ticket médio, maior é o valor de pedido dos clientes e a sua satisfação. Já o tempo de vida do cliente é a quantidade total da receita que recebeu ao longo do relacionamento com o cliente.

  • Redução do CAC (Custo de Aquisição do Cliente);

O CAC é responsável por dizer quanto a empresa gastou para ter um novo cliente. Se você possui um cliente fidelizado, engajado e que faz compras constantemente, então a redução do investimento em marketing para buscar novos clientes é inevitável. 

Dicas

Confira as principais dicas para começar a treinar a equipe.

  • Contados com qualidade; 

A quantidade não vale qualidade. Por isso, reflita: vale a pena ter 20 mil contatos ou 20 contatos qualificados? Vale a pena ter um menor número se faz sentido para a sua organização, como o perfil do cliente. Ter poucos contatos, mas investir na qualidade deles, como a conclusão da venda, resolução de problemas na primeira ligação ou na primeira visita, é essencial. Mas, não perca tempo com visitas ou ligações sem que tenha resultado positivo, otimize o seu tempo. 

  • Ofereça workshops e cursos;

Ofereça workshops e cursos de qualidade para que o atendimento dos colaboradores seja o melhor tanto para o cliente interno quanto externo. 

  • Diferencie o atendimento;

Não faça as mesmas frases padrões de vendas ou músicas clássicas para deixar o cliente esperando no telefone. Faça um diferencial e tente ser o mais natural possível quando for fazer uma ligação ou realizar uma visita. Cada cliente merece um atendimento personalizado e isso significa investir em eles se sentirem próximos a sua empresa. Tratá-lo pelo nome e ter cuidado com suas preferências é um dos diferenciais. 

  • Faça pesquisa de satisfação após o atendimento;

Tenha um termômetro de como está o trabalho dos colaboradores de forma que possa fazer análises assertivas. 

  • Questionários de atendimento; 

Faça um questionário para que o colaborador lembre de perguntar as informações importantes durante a visita ou ligação. Além de tornar um padrão, também poderá ser mais assertivo. 

  • Entenda as objeções dos clientes. 

Entenda as reclamações dos clientes, quais são os defeitos e problemas que enfrentam em relação a um produto ou serviço que oferece. Desta forma, você saberá de antemão o que não deve acontecer e o que incluir como diferencial para você.

Agora que você sabe tudo isso, invista em um atendimento de qualidade sem medo.

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