Dicas
4 melhores alimentos para a saúde do cérebro
Mesmo que não pensemos em nossos cérebros com tanta frequência, a realidade é que é preciso muita energia para pensar, mover e realizar nossas vidas diárias. E nosso cérebro precisa de combustível adequado para fazer bem o seu trabalho.
Estudos mostram que, em média, o cérebro é responsável por cerca de 20% das calorias que queimamos diariamente. No entanto, isso não significa que qualquer alimento ajudará seu cérebro a passar por isso. Quando se trata de fortalecer seu cérebro para fazer seu melhor trabalho – manter o foco e manter uma memória forte – alguns alimentos são muito melhores do que outros.
Se você deseja manter sua mente em boa forma, aqui estão alguns dos melhores alimentos para a saúde do cérebro.
Folhas verdes
Não estou repetindo sua mãe, mas ela estava certa nessa. Essas folhas verdes realmente são boas para você, especialmente para o seu cérebro. Espinafre, couve, couve – você escolhe. Esses vegetais são ricos em nutrientes que estimulam o cérebro, como beta-caroteno, ácido fólico, luteína e vitamina K. Além disso, a pesquisa mostrou que os alimentos à base de plantas podem ser especialmente bons para reduzir o declínio cognitivo.
Ingestão diária recomendada: Procure cerca de 1/4 de xícara por dia ou 1,5 a 2 xícaras por semana.
Nozes
As nozes são elogiadas como fonte de proteínas e gorduras saudáveis. Mas eles também são ótimos alimentos para o cérebro. Cada noz tem benefícios únicos, e incluir pistache, macadâmia e amêndoas em sua dieta certamente ajudará na saúde do seu cérebro. Mas para um aumento real do poder mental, volte-se para as nozes. Eles são embalados com ácidos graxos ômega-3 e antioxidantes, ambos importantes para prevenir o declínio mental.
Ingestão diária recomendada: um estudo de 2021 descobriu que os adultos que consumiam de 15 a 30 gramas de nozes por dia tinham pontuações cognitivas notavelmente mais altas do que aqueles que comiam menos.
Café e chá
Você pode estar acostumado a tomar café ou chá para ficar acordado, mas essas bebidas com cafeína têm mais a oferecer do que um simples estímulo matinal. Os pesquisadores observaram a capacidade da cafeína de aumentar a capacidade de processamento de informações do cérebro, e o café também contém muitos antioxidantes poderosos, que podem ajudar a manter a saúde do cérebro. Além de ambos, o chá verde é rico em L-teanina. Este poderoso aminoácido pode ajudar a controlar o estresse e a ansiedade, o que é importante para o funcionamento do cérebro.
Ingestão diária recomendada: Até 400 miligramas de cafeína por dia (cerca de quatro xícaras de café ou chá preto) é geralmente considerado seguro para a maioria dos adultos.
Tomates
Os tomates são um dos melhores alimentos para a saúde do cérebro, graças ao seu rico teor de licopeno. Este poderoso carotenóide demonstrou ajudar a evitar distúrbios cognitivos, como as doenças de Alzheimer e Parkinson. Um tomate médio fresco contém cerca de 3,2 miligramas de licopeno, e você também pode encontrar ainda mais em molhos de tomate, pastas e ketchup.
Ingestão diária recomendada: Estudos mostram que 9 a 21 miligramas de licopeno por dia podem ser mais benéficos.
Créditos do texto: Beads Cz