Dicas
4 dicas para cuidar melhor da saúde dos ouvidos
Com cada vez menos temos, a nossa saúde se torna mais importante, especialmente, dos nossos sentidos. Logo, mostraremos as principais dicas para cuidar melhor da saúde dos ouvidos!
Assim, sendo a audição um dos sentidos mais importante para muitas pessoas em toda a sua vida. Com isso é fundamental ter alguns cuidados com a saúde dos ouvidos, principalmente, na época da informação.
Além disso, não cuidar dos ouvidos e da audição pode atrapalhar a sua saúde psicológica. Não ouvir direito ou nada é uma das principais causas de depressão e outras doenças psiquiátricas. Então, mostraremos como evitar problemas futuros, para não lesionar os seus ouvidos ou prejudicar sua audição conforme o passar dos anos.
Fones de ouvido
Atualmente, fones de ouvido se tornaram cada vez mais necessários, seja para entretenimento, seja para trabalhar, por exemplo. Logo, muitas pessoas não imaginam quanto mal podem fazer utilizando fones de ouvido que sejam prejudiciais.
Principalmente em fones de ouvido intra auricular que podem reproduzir sons muito altos que danificam os seus ouvidos. Assim, o mais recomendável sempre é usar o volume na metade, ou pelo menos um pouco mais baixo que o volume máximo. Portanto, o ideal é evitar essa exposição por mais de 100 minutos de volumes maiores que a metade.
Além disso, outra dica para cuidar do seu ouvido que é importante é escolher os que sejam mais adequados ao seu dia a dia. Por isso, separamos algumas dicas para escolher fones de ouvido que sejam mais adequados e também te ajudem na sua rotina.
Atenção com os medicamentos
Existem muitos medicamentos que podem causar a surdez e outros tipos de problemas de ouvido, por exemplo. Logo, algumas das mais famosas são as drogas ototóxicas que são responsáveis por diversos problemas no ouvido.
Por isso, é importante verificar antes de usar qualquer medicamento se ele possui o selo OTO. Com isso, evitar problemas, já que é uma determinação do Governo Federal para indicar produtos que podem causar perda de audição através desse selo.
Portanto, antes de tomar algum medicamento é importante ter a recomendação de um especialista. Além disso, redobre a atenção ao tomar medicamentos que você ingerir, principalmente para prevenir problemas maiores no futuro.
Se Hidrate muito
Essa pode pegar muitas pessoas de surpresa, mas beber água é fundamental para tratar de problemas no ouvido, principalmente, os relacionados à pressão interna no ouvido.
Com isso, esses problemas de pressão são comuns em sintomas que afetam o ouvido, inclusive por vezes furando o tímpano. Além disso, beber água pode ser positivo para outras áreas da sua saúde também.
Dessa forma, elas respondem a tratamentos para outros sintomas que levam a problemas de audição. Logo, é importante que procure beber muita água por conta dessa hidratação para melhorar todo processo do organismo.
Assim, o ideal é beber sempre 0,035g de água para cada kilo que você tiver. Portanto, uma pessoa com 62 kilos, por exemplo, tem que beber 0,335 x 62 = 2,17 litros de água por dia.
Alivie o seu estresse
Uma das causas mais comuns para diversos problemas de saúde é o estresse. Inclusive problemas com ou ouvidos, casos de depressão e ansiedade principalmente.
Logo, alguns problemas desses podem gerar zumbidos no ouvido ou até mesmo dores de cabeça. Por isso, algumas boas dicas para cuidar da saúde dos ouvidos, aliviando o estresse são necessárias.
Você pode fazer diversas atividades para melhorar sua saúde mental. Procure fazer algo que goste ou mesmo exercícios físicos. Ler um bom livro ou ir caminhar em algum parque ou praia. Tente fazer atividades de meditação, ioga ou outras práticas que vão melhorar a sua saúde como um todo.