Dicas

2 Via Guia GPS – Emissão

Publicado

em

Primeiramente, é bom saber o que significa a sigla GPS, que nada mais quer dizer que Guia da Previdência Social.


Tanto empresas como profissionais liberais e autônomos são obrigados a contribuir mensalmente para o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) por meio da Guia da Previdência Social (GPS), e o pagamento da GPS deve ser feito até o dia 15 de cada mês, mas… e se você atrasar? Será que é possível gerar uma segunda via?
A resposta é SIM, é possível, e é exatamente isso que mostraremos agora, como gerar facilmente a 2 Via Guia GPS do boleto, caso você se atrase. Confira!

Emissão – 2 Via Guia GPS

Embora seja possível gerar a 2 Via Guia GPS, certamente, o ideal é que nunca deixe passar a data. Mas, caso não tenha jeito e você perca o prazo, vamos mostrar esse passo a passo de como conseguir sua segunda via.


Pois bem, para poder gerar a 2 Via Guia GPS  de uma forma bem simples, antes de mais nada, é preciso ter o programa GPS em sua versão mais atualizada instalada no seu computador, caso contrário, você não conseguirá emitir a 2 Via Guia GPS, da fatura, sem se dirigir até a Receita Federal.
Então, se quiser gerar a 2 Via Guia GPS sem precisar ter que ir até a Receita Federal, siga esse passo a passo:
– Instale  o programa GPS em sua versão mais atualizada no seu computador ou no equipamento onde quer gerar a 2 Via Guia GPS.
– Então, após instalado, com o programa GPS aberto, selecione o contribuinte;
– Insira o código de pagamento de acordo com a tabela da Receita Federal.
– O próximo passo é informar a competência, ou seja, o mês e ano a que se refere o pagamento;
– A seguir, insira também o CNPJ, CEI, NIT ou PIS de quem deseja gerar o boleto atrasado.

Imprimir – 2 Via Guia GPS

E… pronto! Após esses passos, o próprio sistema calculará, imediatamente, os valores de juros e multas pelo atraso e emitirá uma 2 Via Guia GPS para que você possa pagar seu boleto em qualquer casa lotérica, agência bancária ou via internet banking.

Validade – 2 Via Guia GPS

É importante ter em mente que o boleto gerado para o pagamento do INSS tem validade de apenas 5 dias, portanto, caso você deixe de pagar essa 2ª via, terá que gerar uma nova fatura. E mais, é preciso ficar atenta ao prazo, pois, se ultrapassado o último dia útil do mês corrente, você terá que esperar até um novo ciclo para que possa gerar, novamente, uma 2 Via Guia GPS e poder pagar os valores atrasados.
Também, no caso de empresas, a dica é nunca deixar de pagar o INSS dos seus funcionários, pois ele é a garantia de que os mesmos terão acesso ao auxílio da Previdência Social se vierem a ter problemas de saúde, precisarem se ausentar por licença maternidade ou aposentadoria.
E é isso, como viu, emitir uma 2 Via Guia GPS do INSS é muito mais simples do que você imaginava, não é mesmo? Agora é dar atenção ao prazo e não deixar de pagar seu INSS, garantindo, assim, seus direitos.

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS

Sair da versão mobile