Carreira
Vai entrar de férias? Entenda seus direitos!
Muitas pessoas entram de férias neste período de fim e começo de ano, porém grande parte não entende os seus direitos. Você não pode entrar de férias em dias que não trabalha, por exemplo final de semana e feriado.
Além disso, existem muitas dúvidas a respeito do cálculo dos dias corridos e outros problemas que podem trazer dor de cabeça. Logo, em um momento que deve ser de relaxamento e descanso fora do seu trabalho.
Quando você tira férias tem direitos e deveres garantidos e saber quais são e como gerenciar esses dias te traz mais paz. Por isso, vamos te mostrar os principais para ficar de olho e não criar estresse antes, depois e principalmente durante as suas férias. Com a aprovação da Reforma Trabalhista de 2017 as férias não podem iniciar no feriado ou domingo, nem dois dias antes dele. As férias também podem ser fracionadas, agora, em até dois períodos.
Contudo, a partir do ano que vem poderão ser fracionadas em até 3 vezes, desde que tenha um período de no mínimo 14 dias. Vale lembrar que nenhum período pode ter menos de 5 dias.
Hoje pode ser dividido em 2, desde que com período maior que 10 dias em um período e o restante no outro. O trabalhador tem direito a férias após 12 meses trabalhados na empresa, assim ganhando 30 dias. A empresa tem 1 ano para dar a esse colaborador os 30 dias para gozar das férias. Se isso não acontecer a empresa está sujeita a pagar uma multa de atraso de férias, pagando as férias em dobro ao trabalhador. O colaborador pode vender até no máximo um terço, ou seja 10 dias.
Outra regra importante é que o pagamento das férias ou da compra de um terço delas deve ser garantido dois dias antes do gozo delas pela empresa. Elas não podem ser pagas durante ou após esse período e estão sujeitas a multa.
Quem decide o período de férias é sempre a empresa e não o empregado. Contudo, o mais comum é ocorrer uma negociação desse período que seja benéfica para ambas as partes. A maioria dos empregadores cria períodos de férias e os disponibiliza para os trabalhadores escolherem. Os dias de férias são corridos, logo, a contagem de férias são finais de semana e feriados também. Vale lembrar que as férias têm a finalidade de descansar o trabalhador para não prejudicar suas atividades profissionais. Portanto, a empresa não pode solicitar trabalhos e atividades nesse período.
Doenças mentais no trabalho
Atualmente, as doenças mentais são um problema no Brasil, especialmente por conta da pandemia. Por isso, as férias têm um peso dobrado nesse momento para criar um ambiente de trabalho mais saudável.
Além disso, o burnout, que é o excesso de trabalho e estresse, cresce mais no mundo. Com isso, cada vez mais pessoas estão ansiosas, o que atrapalha suas funções. Logo, a finalidade das férias é cuidar da saúde do colaborador, principalmente a mental, para evitar desgaste.