Carreira
Saiba tudo sobre a carreira em gastronomia
Quer saber mais sobre a carreira em gastronomia? Afinal, como faz, qual a média salarial e outros aspectos importantes da vida profissional? Entenda tudo aqui!
A gastronomia é um curso onde os alunos aprendem técnicas para fazer a gestão de restaurantes, gerir alimentos e bebidas também. Para quem gosta de cozinhar, ou mesmo administrar negócios do ramo alimentício é um ótimo curso.
Além disso, existem outras particularidades interessantes para aprender sobre o mercado de trabalho, como o dia a dia, entre outras informações. Se você quer entender mais sobre a carreira em gastronomia, continue com a gente até o final do artigo!
O que ensina o curso de gastronomia?
O curso de gastronomia é voltado para preparar o aluno para planejar e preparar pratos nacionais e internacionais. Com isso, o formado no curso consegue aprender técnicas de preparo de diversos alimentos, de diferentes tipos.
Além disso, são ensinados nas aulas como fazer uma preparação e conservação dos alimentos de maneira segura e principalmente higiênica. Logo, o profissional sai graduado com a certeza que entende os principais aspectos para se trabalhar em uma cozinha profissional.
Logo, pode atuar em diversas áreas dentro do mercado de trabalho gastronômico. Inclusive em hospitais e cozinhas industriais, assim, podendo atuar em diferentes lugares. Vamos conhecer agora algumas opções que o cozinheiro pode atuar:
Chef de cozinha
Chef de cozinha é um dos empregos mais comuns em quem se forma em gastronomia. O trabalho do Chef é basicamente gerenciar a cozinha do restaurante e preparar os pratos dos clientes.
Além disso, são responsáveis por gerenciar a equipe dos cozinheiros, logo, os outros cozinheiros e garçons para responder a demanda. Esse é um cargo importante e tem uma boa rentabilidade, principalmente depois de um tempo de carreira.
O profissional na área pode se especializar também em alguns tipos de cozinha, como panificação, confeitaria, entre outros. Vale muito do que o mercado pede e o que você pretende para o seu futuro profissional.
Consultoria
Uma das formas que o gastrólogo pode trabalhar é prestando consultoria, especialmente pela formação na faculdade que permite:
- Montar um plano de mercado estruturado,
- Confeccionar fichas técnicas,
- Elaborar cardápios,
- Além de normas e
- Boas práticas de higiene na cozinha.
É possível também prestar preparação e contratação de pessoal para realizar trabalho de cozinha. Estudando o mercado de trabalho e as novas tendências para a cozinha, por isso, é uma área ampla que pode ser interessante para sua vida.
Professor
Se uma das suas paixões for ensinar você pode ser professor é ensinar a arte da cozinha em escolas técnicas ou mesmo no ensino superior. Basta se especializar para isso acontecer, por isso, vale a pena verificar as áreas.
Quanto ganha e quanto trabalha também, portanto, outra porta interessante para escolher além das normais do mercado de trabalho. Vale lembrar que como professor você pode dar aulas somente em áreas específicas que escolher para ministrar aulas, como gerenciamento de restaurantes, produção de alimentos, enfim.
Empreendedor do ramo alimentício
Existem muitos empreendedores que utilizam a carreira em gastronomia para abrir seus próprios restaurantes, ou algo relacionado ao ramo alimentício. Essa é uma forma de entrar no mercado com mais propriedade e profissionalismo, iniciando um projeto da maneira correta.
Muitos empreendedores fazem esse movimento, principalmente negócios que já existem e precisam de um aprofundamento das técnicas. Com isso, as pessoas concluem o curso para tocar o negócio de maneira diferente. Vale muito a pena fazer o curso de gastronomia para começar o seu empreendimento também.
Se você tem um pequeno negócio ou quer criar um, é importante saber algumas dicas para profissionalizar o seu MEI, quer saber como? Clique aqui!