Carreira
Qual a diferença entre Técnico, Tecnólogo e Bacharel
Os termos são tão parecidos que é impossível não se confundir ao menos uma vez na vida, mas poucos sabem quais são as principais diferenças entre técnico, tecnólogo e bacharel. Acompanhe até o final e confira todos os detalhes que diferenciam cada um destes profissionais.
Técnico
O curso técnico prepara profissionais para determinadas funções e áreas, como técnico em finanças, técnico em administração, técnico em informática, técnico em robótica, mecânica ou até mesmo técnico em secretariado. Este profissional possui caráter de nível médio – técnico. Em outras palavras, não é considerado um curso superior. Os cursos técnicos têm duração de até 2 anos e as funções em uma empresa variam conforme o cargo, porém todas as responsabilidades do técnico é conforme o nível de formação dele dentro da área. Por ser um curso “rápido” os técnicos possuem mais prática em suas aulas e cotidiano.
Tecnólogo
Por ser um termo bem parecido com técnico gera confusão entre profissionais e leigos que não sabem diferenciá-los, afinal: “qual a diferença de um técnico em informática para um tecnólogo?”. A principal diferença é que o tecnólogo é considerado um ensino superior, ou comumente chamado de nível superior, ele possui uma carga mais extensa de prática e conteúdo. Os cursos tecnólogos duram em média até 3 anos, é exigido que tenha ao menos 18 anos e ensino médio completo para ingressar na faculdade.
Bacharel
É chamada de bacharel ou licenciatura, os cursos de graduação convencional são considerados de nível superior assim como o tecnólogo, porém a formação deste profissional é mais extensa. Podendo durar até 5 anos ou mais apenas a primeira graduação. Um exemplo de graduação convencional é: medicina, por exemplo. A extensão do curso é por conta não só de toda a teoria que os estudantes precisam saber e entender, mas também a prática que adquirem com os estágios e laboratórios disponibilizados nas faculdades.
Dicas para Escolher entre Técnico, Tecnólogo e Bacharel
Não é somente o nível do profissional que muda, mas também seu salário e responsabilidades, portanto um técnico ganha menos do que uma formação superior, entretanto, vai depender não só da sua empresa, mas também da área em que está situado.
É essencial que você pense por onde quer começar, é indicado que se for possível faça um curso técnico antes de ingressar na faculdade tanto para saber uma base quanto para caso não gostar, não tenha perdido tanto tempo e possa direcionar sua rota para um novo objetivo.
O técnico é muito procurado por aqueles que preferem ingressar logo no mercado de trabalho, se for o seu caso, então é só procurar um curso que goste. Caso contrário, o superior abre muitas portas e garante uma ampla camada de conhecimento.
Em todo instante, você poderá buscar mais materiais para seu estudo e alavancar ainda mais sua carreira profissional. Obtendo foco diante de seus objetivos e as adversidades que o cenário brasileiro atual propõe, é essencial não perder de vista as grandes oportunidades que só o estudo e prática oferecem.