Carreira
Quais as profissões que mais exigem inglês no currículo?
Conheça as 15 profissões que necessitam de inglês fluente para desempenhar bem suas atividades e porque é tão importante possuir um segundo idioma. Veja tudo o que você precisa saber aqui.
Segundo idioma é requisito imprescindível para se destacar no mercado de trabalho
Se você quer se destacar no mercado de trabalho é necessário que você possua ao menos um segundo idioma para chamar a atenção para diversas tarefas e cargos importantes. Aqueles que querem conquistar um aumento de salário, cargo de liderança ou ir para o exterior precisam ter fluência em um segundo idioma, como inglês, espanhol ou francês.
Entretanto, aprender uma segunda língua não é tão fácil, já que nem todos aprendem de uma mesma forma e, por isso, se torna necessário conhecer seu método de estudo e aprendizagem que faça você, de fato, compreender o que está sendo apresentado.
Mas, vale conferir algumas dicas, como:
- Ler livros ou assistir a conteúdos do idioma que quer aprender;
- Ter, ao menos, 10 minutos por dia contato com a língua escolhida;
- Sempre que possível, faça atividades práticas.
São algumas regrinhas de ouro para conseguir conquistar uma segunda língua.
O que você não deve colocar no currículo para conquistar uma vaga de emprego
É comum que os candidatos coloquem em seus currículos não só um pacote Office avançado, mas também conhecimento em um segundo idioma. Entretanto, é mentira tanto o nível avançado quanto o conhecimento no segundo idioma.
Segundo a pesquisa do British Council e do Instituto de Pesquisa Data Popular (2021), apenas 5% da população brasileira fala um segundo idioma e apenas 1% é fluente.
Muitos profissionais, iniciantes ou não, sabem que ter uma segunda língua no currículo faz com que seja um destaque e, principalmente, possa conquistar o aumento de salário por conta da função ou de alguma atividade.
Apesar disso, diversas empresas ainda solicitam durante as entrevistas alguns testes para poder classificar os candidatos e, em algumas delas, há uma entrevista conduzida apenas na língua em que o candidato diz possuir fluência.
A principal verdade é que você não deve colocar em seu currículo informações falsas, comumente, mentiras nele. Seja do pacote Office, algum curso ou a fluência em uma segunda língua. Caso você não possua domínio sobre isso, é melhor lidar com a própria realidade e honestidade para conseguir conquistar através do esforço.
Confira os 15 cargos que exigem inglês
Vale afirmar que não são todas as posições ou empresas que exigem o uso constante de um inglês fluente. Empresas multinacionais solicitam um determinado nível de conhecimento e fluência para que possam desempenhar a atividade de enviar e-mails ou a possibilidade de entrar em reuniões com times internacionais.
Na área de tecnologia, por exemplo, é solicitado um inglês técnico que consiste em entender documentos e linguagens de programação, o inglês técnico é o suficiente para o dia a dia desta área.
Mas, para aqueles que querem uma carreira internacional, ter total domínio de um segundo idioma é imprescindível para conquistar esse objetivo.
Confira os principais cargos que exigem inglês no currículo logo abaixo.
- Analista de Relações Internacionais;
- Analista de Comércio Exterior;
- Analista de Importação e Exportação;
- Analista de Infraestrutura;
- Analista de Business Intelligence;
- Analista de Comunicação;
- Analista de Processos;
- Analista de Redes;
- Engenheiro Eletricista;
- Engenheiro de Telecomunicações;
- Secretária Bilíngue;
- Gerente de Projetos;
- Gerente de TI;
- Gerente de Marketing;
- Tradutor.
Estas são as principais profissões e cargos que exigem o inglês no currículo e, vale lembrar, que além de ser destaque no mundo corporativo, há diversos outros benefícios incluídos, como aumento salarial e mais participação em reuniões com times estrangeiros por conta de tal habilidade.
Por isso, não perca a chance de conquistar uma nova língua e melhores chances de carreira.