Carreira
Programa Novotec Expresso possui 40 mil vagas em cursos de qualificação profissional
Jovens de 14 a 24 anos com ensino fundamental completo podem se inscrever no Programa Novotec Expresso até dia 25 de fevereiro.
Governo de SP anuncia 40 mil vagas do Programa Novotec Expresso
O governo do estado de São Paulo anunciou nesta quarta-feira(9) 40 mil vagas em cursos de qualificação profissional para jovens de 14 a 24 anos com ensino fundamental completo.
O Novotec Expresso é um programa de cursos profissionalizantes tanto no formato presencial quanto remoto para estudantes e demais jovens entre 14 e 24 anos que possuem, ao menos, o ensino fundamental completo.
As 40 mil vagas são destinadas aos 38 cursos de 120 horas de duração que o programa oferece. A iniciativa é voltada para estudantes maiores e menores de idade, as aulas irão acontecer no período do contraturno escolar e possui uma previsão de início apenas em 14 de março.
Os estudantes do ensino médio da rede estadual ainda receberão um auxílio no valor de R$ 600,00 dividido em quatro parcelas mensais que serão pagas ao longo da duração do curso pelo portal Bolsa do Povo. Entretanto, os jovens devem ter frequência nas aulas e não podem receber o seguro-desemprego.
As inscrições estão disponíveis nesta quarta-feira(9) e podem ser realizadas até o dia 25 de fevereiro. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site do Novotec Expresso, aqui. Ao fazer o cadastro, o aluno e/ou responsável poderá selecionar o município de interesse para verificar quais cursos estão disponíveis na região pretendida.
O programa não possui um processo seletivo, mas caso o número de interessados seja maior que o de vagas disponíveis, alguns critérios serão tomados pelo programa da Secretaria de Economia Criativa, como, por exemplo a paridade de gênero dentro das turmas, que visa garantir equilíbrio entre os estudantes de gêneros diferentes dentro da sala de aula, alunos matriculados no ensino médio da rede pública ou em Escolas Técnicas Estaduais(ETECs) serão priorizados em caso de seleção de estudantes.
Confira os cursos disponibilizados pelo programa Novotec Expresso
Os cursos contemplam áreas de Gestão e Negócios, Produção Cultural e Design, Tecnologia da Informação e Comunicação, e Meio Ambiente. Conheça os cursos logo abaixo:
- Administração de Redes Linux;
- Administração de Redes Windows;
- Agente Cultural;
- Ajudante de Logística;
- Aprenda a Programar em C#;
- Assistente Financeiro;
- Atendente de Farmácia;
- Auxiliar de Projetos Gráficos;
- Auxiliar de Vendas;
- Computação em Nuvem;
- Comunicação e Projeto de Vida para o Mercado de Trabalho;
- Criação de Aplicativos;
- Criação de Sites com Marketing Digital;
- Criação de Sites e Plataformas Digitais;
- Desenho no AutoCAD;
- Desenvolvimento de E-commerce;
- Desenvolvimento de Software para web e celular;
- Design de Plataforma Digitais e Experiência do Usuário;
- Edição de Vídeo para Youtube;
- Excel Aplicado à Área Administrativa;
- Gestão de Pequenos Negócios;
- Gestão de Projetos com MS Project;
- Gestão de Projetos Sociais;
- Introdução à Animação Digital;
- Introdução a Banco de Dados;
- Introdução à Jardinagem;
- Introdução à Robótica Utilizando Arduíno;
- Introdução ao Desenvolvimento em Java;
- Jogos Digitais;
- Marketing Digital e Vendas em Redes Sociais;
- Office 2019;
- Paisagismo – Técnica e Projeto;
- Photoshop e CorelDRAW – Tratamento de Imagem e Ilustração Digital;
- Programação Básica para Android;
- Rotinas de Recursos Humanos;
- Segurança Cibernética Fundamental;
- Técnicas de Atendimento;
- Tecnologia e Eletricidade Automotiva.
Os alunos só precisam verificar se o curso que desejam está disponível em seu município. Os estudantes também poderão selecionar se querem as aulas no formato remoto ou no formato presencial e selecionar o horário que desejam estar presentes na aula.
Detalhes sobre o pagamento que será feito através do programa Bolsa do Povo
Os estudantes que conseguirem a vaga no curso escolhido irão receber parcelas ao longo do curso, sendo um total de R$ 600,00. O valor pago será disponibilizado através do portal do programa Bolsa do Povo, os jovens terão acesso ao aplicativo Bolsa do Povo que conterá protocolo e senha para a retirada da parcela mensal caso não chegue o cartão físico a tempo. Mas, é necessário que o endereço do estudante esteja atualizado, pois o programa busca enviar os cartões físicos o mais breve possível para os estudantes. O cartão é pré-pago/débito e poderá ser utilizado para comprar materiais ou até mesmo outros itens. O saque só poderá ser feito uma única vez e não possui valor cumulativo, entretanto, o cartão poderá ser utilizado diversas vezes na função débito.