Carreira
Profissões do futuro – Prepare-se para conhecê-las
Nós sabemos que a tecnologia vem avançando cada dia mais e trazendo inovações para todas as áreas profissionais, apesar de muitas delas já usufruírem dos benefícios de equipamentos mais tecnológicos e capazes de fazer coisas que nós humanos não conseguimos, esses avanços estão evoluindo e realizando coisas que jamais imaginaríamos.
Com toda essa tecnologia em constante desenvolvimento, algumas funções humanas podem deixar de ser úteis e novas profissões irão surgir em torno dessas adaptações tecnológicas.
Fique calmo, não seremos todos substituídos por máquinas e robôs, mas será necessária uma preparação para lidar com mais telas, programas e dispositivos do que estamos acostumados hoje. Essa previsão é estimada para o próximo século, então ainda temos alguns longos anos para nos adequar.
Neste artigo mostraremos algumas dessas possíveis futuras profissões e como você pode se preparar para exercê-las.
Profissões futuras, quais serão?
1- Especialistas em Telemedicina
A área da saúde é uma das que mais avança ao lado da tecnologia em diversos aspectos. Durante a pandemia de Covid-19 muitos hospitais e clínicas adotaram o sistema de telemedicina, que é basicamente o atendimento ao paciente de forma remota por chamada de vídeo. Muitos pacientes e profissionais querem prosseguir com a praticidade desse tipo de atendimento, e futuramente poderão existir especializações para melhor diagnosticar os pacientes através de uma tela.
Qual formação deve ter?
As áreas da saúde que já conhecemos serão úteis para realizar essa função, como medicina e suas especializações, enfermagem e gestão hospitalar.
2- Data Protection Officer (DPO)
Para quem trabalha na área de negócios, essa profissão será fundamental, pois tem como objetivo fornecer a segurança dos dados da sua empresa. Como já sabemos existe uma lei que garante isso, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), então esse profissional atuaria com base nessa lei, discutiria a melhor maneira de implantar a segurança dos dados empresariais e garantiria a efetividade do serviço.
Qual formação deve ter?
As áreas já conhecidas de tecnologia já abrangem os pré-requisitos das futuras vagas como Tecnologia da Informação (TI), Sistemas de Informação, entre outros.
3- Gerente de equipe de humanos e máquinas
Esse profissional atuaria dentro de empresas e fábricas fazendo a mediação das equipes, ajudando os funcionários a se adaptarem com as máquinas e a conciliarem suas funções.
Qual formação deve ter?
Se você se interessa em Neurociência, Psicologia, Ciência da Computação ou em Recursos Humanos (RH), essa área pode ser a certa para você. Além do interesse em se especializar no trabalho com máquinas e robôs.
4- Guia de loja virtual
Assim como os vendedores de lojas físicas auxiliam os clientes com peças e objetos à venda, sendo um guia virtual você utilizará da telecomunicação e da realidade aumentada para auxiliar o público com suas compras.
Qual formação deve ter?
Basta ter algumas habilidades bem desenvolvidas como, comunicação efetiva, experiência com vendas e desenvoltura.
Habilidades gerais que todo profissional deverá ter
Sabemos que para integrar um ambiente de trabalho devemos preencher alguns requisitos que vão além da formação, requisitos esses que serão determinantes para seu desempenho e dia-a-dia de trabalho.
Alguns deles são: autonomia, inteligência emocional, proatividade, resiliência e flexibilidade para se adaptar às mudanças.
O futuro te aguarda!
Com as informações adquiridas nesse artigo, você agora pode se preparar para o mercado de trabalho do futuro e estar pronto para ingressar na primeira oportunidade.