Carreira
Principais dicas para desenvolver a capacidade de escutar
Está cada vez mais comprovado que habilidade de escutar é fundamental para ter sucesso em qualquer carreira no mercado de trabalho. Então, resolvemos separar algumas dicas para mudar o seu comportamento e aprender técnicas que facilitam desenvolver a escuta!
Dessa forma, você vai conseguir criar uma vida melhor a partir dessa habilidade que pode te trazer diversas oportunidades pessoais e também profissionais.
A comunicação hoje é muito importante para aumentar a produtividade das suas tarefas e guiar melhor suas metas para serem atingidas de acordo com o consenso da empresa que você trabalha.
Entenda que existem diferenças
O primeiro para ser apreendido é entender que existem diferenças e você deve respeitá-las, afinal ninguém é igual a ninguém. Portanto, vão existir pessoas com atitudes e comportamentos totalmente diferentes dos seus que podem não ser errados.
Um dos aspectos principais para se comunicar melhor e principalmente ter uma escuta mais ativa é entender esse processo. Com isso, você vai aumentar sua tolerância e criar mais empatia com todas as pessoas que trabalham com você.
Assim, você vai conseguir se comunicar melhor com elas, especialmente, entendendo o que elas precisam e o que elas querem sem julgar pelo que elas são.
Converse para entender a outra pessoa e não o contrário
Para se comunicar com uma escuta ativa é necessário direcionar o diálogo todo para o interlocutor. Por isso, tente primeiro entender o que a pessoa quer dizer antes de colocar algo que você queira que ela entenda.
Fazer a conversa se sobre a pessoa facilita muitos aspectos da comunicação, primeiro, faz ela entender que você quer aprender sobre o que ela tem a dizer. Segundo, ela fica mais aberta ao que você tem a dizer quando você se abre para entender o que ela está dizendo.
Além disso, facilita a comunicação entre ambas as partes quando um lado quer ouvir e o outro quer se comunicar. O maior problema disso é quando os dois lados querem falar sobre seus interesses. Portanto, comece sempre todo diálogo querendo entender o que a pessoa tem a dizer primeiro.
Se concentre no diálogo
Existem muitas pessoas que se distraem quando estão conversando, especialmente, quando falam sobre um assunto que não é do seu interesse e sim do seu interlocutor. Dessa forma, acabam se distraindo e isso pode ser reconhecido pela outra pessoa como falta de educação ou coisa mais grave.
Para conseguir realizar uma escuta ativa é necessário estar atento à conversa o máximo que puder. Então, se você se distrai com frequência é interessante fazer algumas perguntas para se manter dentro da conversa e não se perder.
Fazer perguntas também ajuda a esclarecer mais sobre alguns aspectos que ficaram confusos na sua cabeça. Contudo, tente fazer essas perguntas em momentos que a pessoa já tenha formulado uma base de pensamentos.
Com isso, você não atrapalha o seu interlocutor e consegue se manter atento ao que ele tem a dizer o tempo todo durante sua conversa.