Carreira

Os 6 idiomas mais difíceis de aprender (para falantes de português)

Publicado

em

O aprendizado de um idioma é algo bastante diferenciado e complexo. Todos nós temos uma língua materna, ou seja, uma língua que faz parte do país no qual nascemos. É o que se chama também de língua nativa. Nosso cérebro trabalha e se embrenha de uma forma única com a nossa língua nativa. Tendo isso em mente, há idiomas mais difíceis de aprender do que outros, no caso para nós falantes do português.

Os x idiomas mais difíceis de aprender. Créditos da imagem: Pixabay

6. Idiomas mais difíceis de aprender (para falantes de português): russo

O russo consiste em um idioma europeu que conta com 166 milhões de falantes nativos. Ele faz parte do que se chama de família de idiomas eslavos, que incluem, além do russo, servo-croata, polonês, entre outras.

Os x idiomas mais difíceis de aprender (para falantes de português). Créditos da imagem: Superprof/Reprodução

Ele se constitui não apenas no idioma oficial da Rússia, obviamente, mas também de outros países como Cazaquistão, Belarus e Quirguistão. Além disso, ele é falado também na Ucrânia e em vários países que compunham antigamente a União Soviética.

Ele acaba sendo difícil para falantes de português pela carência de semelhanças. Para início de conversa, eles se utilizam do alfabeto cirílico, composto por 33 letras (10 vogais, 21 consoantes e 2 sinais [ь, ъ]), que são pouquíssimos parecidas com o alfabeto românico.

5. Vietnamita

O vietnamita é um idioma que faz parte da família linguística Mon-khmer e contabiliza mais de 70 milhões de falantes nativos. Curiosamente, ele se utiliza do alfabeto latino, algo que eles herdaram devido a colonização francesa. Contudo, suas semelhanças com o português não vão muito além desse aspecto. Afinal, a maior parte do seu vocabulário sofreu influência do tailandês e do chinês.

idiomas mais difíceis de aprender russo. Créditos da imagem: Redbubble/Reprodução

Por corresponder a uma língua do tipo tonal, a maneira como se pronuncia uma palavra com consoantes iguais e sequências de vogais muda por inteiro o seu significado.

No entanto, para alívio de nós lusófonos, a gramática deles é bastante simples.

4. Coreano

O coreano, que computa um contingente superior a 82 milhões de falantes nativos distribuídos planeta afora, recebeu uma forte influência do chinês e, em menor grau, do japonês.

Cabe destacar que a língua em questão apresenta pequenas diferenças de grafia e vocabulário entre a Coreia do Norte e Coreia do Sul. Entretanto, ambos os países procuram seguir um mesmo padrão.

O sistema de escrita é chamado Hangul, que se constitui em um conjunto de símbolos que correspondem em 24 letras (14 consoantes e 10 vogais). A combinação dessas letras produz cinco consoantes duplas e 11 ditongos.

Os 6 idiomas mais difíceis de aprender (para falantes de português). Créditos da imagem: Surto Olímpico/Reprodução

Todos esses símbolos podem ser bem complexos para quem usa o alfabeto latino. Ademais, uma grande parcela das frases vem acompanhada de partículas agregas, as quais possui o objetivo de indicar o seu papel na frase, seja como sujeito ou objeto. Outro ponto que pode trazer dificuldades é que nem sempre as sentenças seguem a ordem sujeito+verbo+objeto; de fato, essa ordem pode variar.

Por outro lado, o sistema Hangul é considerado um dos mais lógicos do mundo, o que ameniza um pouquinho as dificuldades.

3. Japonês

Integrante da família japônica, o japonês exibe um volume de 127 milhões de falantes nativos. Ele é um tanto quanto temido pelos aprendizes de idiomas, devido aos milhares de caracteres que o compõe.

Os 6 idiomas mais difíceis de aprender (para falantes de português). Créditos da imagem: Aulas de Japonês/Reprodução

O sistema de escrita japonês é composto pelo Kanji, Hiragana e Katakana (dois silabários de 46 caracteres cada que juntos são chamados de Kana). Os textos podem estarem dispostos no estilo ocidental, ou seja, em linhas horizontais, de cima para baixo) ou em formato tradicional.

Em outras palavras, ele pode estar disposto em colunas verticais que vão do topo da página para o rodapé da mesma, além também de ir para do lado direito para o esquerdo. O elemento que pode tornar seu aprendizado menos complicado é o fato da gramática estar estável há muitos anos.

2. Mandarim

O mandarim nada é do que a forma mais amplamente falada do chinês, contendo um número superior a 900 milhões de falantes nativos. Para que se possa entender o tamanho da complexidade desse idioma, que é um idioma tonal pertencente à família sino-tibetana, ele contabiliza algo em torno de 50 mil caracteres, dos quais mesmo chineses com um grau elevado de educação conhecem “somente” 8 mil.

idiomas mais difíceis de aprender coreano japonês. Créditos da imagem: Pinterest/Reprodução

A fim de ser capaz de compreender o básico do que está contido nas capas de jornais, calcula-se que seja preciso saber cerca de3 mil caracteres, o que por si só já representa bastante coisa.

Invariavelmente, o mandarim se vale de quatro tons e um neutro (os quais são o alto-contínuo, crescendo, caindo-crescendo, e caindo) para diferenciar palavras e sílabas que detém as mesmas vogais e/ou consoantes, porém possuem significados distintos.

1. O topo da lista de idiomas mais difíceis de aprender para falantes de português: árabe

Por incrível que pareça, entre os idiomas mais difíceis de aprender para quem é lusófono, o mais difícil, como pode ser observado, não é o mandarim. Com efeito, o idioma mais difícil para falantes de português é o árabe. A priori, ele pertence à dita família semítica e computa 310 milhões de falantes. Inadvertidamente, há tantos dialetos e subdialetos que muitas vezes mesmos os nativos do idioma árabe tem dificuldades de se entenderem.

Os 6 idiomas mais difíceis de aprender. Créditos da imagem: Pinterest/Reprodução

Não obstante, outro elemento que eleva o grau de dificuldade para lusófonos é o alfabeto árabe. Realmente, são símbolos desafiadores para uma memorização, além de contar com 28 letras que correspondem às consoantes. Além disso, seu sistema de escrita se inicia da direita para a esquerda e o formato de cada letra se altera de acordo com a sua respectiva posição na palavra.

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS

Sair da versão mobile