Carreira
O que significa representatividade e qual a sua importância
O termo é muito utilizado ultimamente nas grandes mídias, mas pouco se sabe o que realmente significa. Por conta disso, elaboramos todos os mínimos detalhes sobre o assunto para que você entenda finalmente o que significa a representatividade e qual a sua importância.
A Representatividade não é a mesma coisa que representação
Apesar do termo ser muito utilizado por diversos influenciadores digitais. Não é o termo correto na maioria das vezes. Dar visibilidade é, com toda certeza, uma ótima forma de representar um grupo. Entretanto, não significa representatividade.
O termo representatividade significa representar politicamente os interesses de um determinado grupo, classe social ou de um povo. Em outras palavras, representatividade não é apenas aparecer em uma propaganda, ou em uma novela e série. É extremamente importante, mas a representatividade vai além disso. A representatividade é estar presente nos espaços de decisão, o poder de mudar ou de fazer com que outras pessoas como você também tenham o poder de decisão.
A representatividade é mais do que representar, é necessariamente, mudar as estruturas do poder por dentro dele. Uma criança ou grupo de pessoas se ver na televisão estão sendo representadas, isso é incrível e importante para todos tão quanto ter a mesma oportunidade daquela pessoa que o representou. A representatividade é o ato, a ação. Enquanto a representação, é uma breve base que busca motivar as minorias a conquistar mais espaços de liderança e poder.
A importância da representatividade
A representatividade é essencial para o bom desenvolvimento de uma sociedade. Mostrar a população que todos podem conquistar seus sonhos e alcançar o grau desejado de felicidade é o que motiva a cada um ao ser representado por alguém em uma posição de destaque e poder.
As minorias representadas devem ter a representatividade dentro de sua trajetória, dessa forma as visões de todos se colidem, compreendem-se e desenvolvem como uma sociedade comum e focada no bem-estar individual e em grupo de todos os seus habitantes.
A meritocracia só funcionaria caso estivéssemos em um país em que todos estão em condições iguais, tanto de forma acadêmica/estudantil quanto economicamente para sustentar as obrigações e seus próprios hobbys. Entretanto, isso não é uma realidade. Então, ter representatividade e a representação motiva e auxilia no desenvolvimento de pequenos grupos que estão ansiosos por conquistar seu espaço.
Exemplos de representatividade
- Mulheres em cargos de poder;
- Pessoas negras em cargos de poder e melhores salários;
- Acessibilidade aos grupos que possuem deficiência;
- LGBTQ+ sem estereótipos.
Esses são alguns modelos de representatividade. É comum vermos um homossexual em uma novela sendo alguém escandaloso ou até mesmo medroso demais, entretanto, é representativo os homossexuais não possuírem um padrão de representação.
Cada pessoa é única e merece oportunidades de trabalho e saúde adequada a sua sobrevivência física e mental, por isso a não exclusão de um grupo específico em um cargo de poder é essencial para que as coisas mudem e, em algum futuro, todos possam estar em critérios de usufruir o que se é conhecido como “meritocracia”.