Carreira
O poder do trabalho em equipe nas empresas
Diante de todos os cenários caóticos que o Brasil têm enfrentado, as empresas precisam renovar as comunicações com seus colaboradores. Por conta das mudanças recentes e cada vez mais presente, os colaboradores precisam renovar a sua própria forma de relacionamento para aperfeiçoar o seu trabalho.
Entenda o que é e qual a importância do trabalho em equipe
O trabalho em equipe é quando duas ou mais pessoas se unem para desenvolver alguma tarefa, ambas possuem um objetivo comum. Em outras palavras, o trabalho em equipe tem como função principal unir diferentes pessoas que irão dedicar tempo, esforços, conhecimento e recursos, a fim de encontrar a solução para um problema ou criar algo novo.
No ambiente corporativo essa estratégia é usada para melhorar a convivência entre os profissionais, pois beneficia as empresas. Nele, o trabalho em equipe agrupa várias pessoas com qualidades, experiências e conhecimentos diferentes para se alcançar a mesma meta. O que torna benéfico para todos.
Aprenda como desenvolver-se para um trabalho em equipe
Fazer parte de um trabalho em equipe pode ser difícil para muitos profissionais, visto que une diversas personalidades e diferentes modos de pensar e saber, por conta disso siga esse pequeno passo a passo:
- Exercite o autoconhecimento;
Conhecer-se é o primeiro passo. É importante você entender e conhecer quais são as suas características e comportamentos em relação a outras pessoas, aprimore seus pontos positivos e conheça o que potencialmente pode melhorar ainda mais para qualificar sua convivência com os outros.
- Saiba respeitar e ouvir a opinião de seus colegas;
Pode ser difícil aceitar uma ideia que não é sua, por conta disso é importante que você saiba estar aberto às mudanças que podem surgir durante a execução de um projeto. Por isso, também é preciso que você saiba ouvir seus colegas, tanto as opiniões quanto às novas ideias, sugestões e até mesmo reclamações. Ouvir poderá acrescentar mais ainda seus projetos.
- Conheça seus colegas e seja comunicativo;
Conhecer com quem você trabalha pode ser uma ótima forma de começar a estabelecer um bom diálogo. Seja sempre direto e honesto sobre tudo o que acontece para que consiga um retorno sucinto sobre suas atividades, pessoas e atitudes. É indispensável que o grupo seja honesto uns com os outros.
Benefícios do trabalho em equipe nas empresas
Os benefícios apesar de não serem tão ditos, é essencial que você saiba trabalhar em sua equipe e com ela através da comunicação e proatividade. Com isso, você aumenta sua produtividade individual e coletiva, tornando o ambiente de trabalho muito mais harmonioso e confortável para que todos possam desempenhar-se o máximo que podem.
Duas dinâmicas em grupos para adotar em sua organização
Conheça algumas dinâmicas para praticar com sua equipe:
- Ilha do Tesouro;
Dinâmica ideal para aumentar a motivação da equipe. Basta escolher uma recompensa (caixa de bombom, por exemplo) e usar um jornal para cada dupla, é necessário que as duplas estejam lado a lado em uma das extremidades da sala. Na outra, deve estar o “tesouro”, que se trata de uma outra folha de jornal sobre a recompensa. As equipes devem ir até o outro lado sob a folha de jornal sem rasgar e sem tirar os pés dela.
- Técnica 6.3.5;
Funciona como um brainstorming para gerar uma ideia que irá solucionar um problema ou atingir um objetivo. Os números representam algo, como:
- 6 – refere-se ao número de membros que participam da dinâmica;
- 3 – relaciona-se com o número de ideias sugeridas por cada membro;
- 5 – refere-se ao tempo que cada membro tem para escrever suas ideias, ao fim são seis sessões em apenas 30 minutos, são geradas 108 novas ideias que podem ser escritas, desenhadas ou esquematizadas.
É uma diversão única para todos os participantes. Por isso, é essencial que se utilize alguma dessas técnicas para melhorar o entrosamento entre os membros.