Carreira
Método Kanban: como funciona e como pode ser aplicado nas empresas
O método Kanban é um método popular de gerenciamento de fluxo de trabalho Lean para definir, gerenciar e melhorar serviços que fornecem trabalho de conhecimento. Ele ajuda você a visualizar o trabalho, maximizar a eficiência e melhorar continuamente. O trabalho é representado em quadros Kanban, permitindo otimizar a entrega do trabalho em várias equipes e lidar até mesmo com os projetos mais complexos em um único ambiente.
Entendendo o método Kanban
Originário da manufatura, o método Kanban mais tarde se tornou um território reivindicado pelas equipes de desenvolvimento de software Agile. Recentemente, começou a ser reconhecido por unidades de negócios em vários setores.
À medida que mais e mais pessoas ouvem sobre Kanban, surgem várias perguntas:
- O que exatamente é Kanban?
- Quais são os princípios e práticas do Kanban?
- Quais são os benefícios de adotar o Kanban?
A palavra japonesa “kanban”, que significa “placa visual” ou “sinal”, tem sido usada no sentido de definição de processo desde a década de 1950. Foi desenvolvido e aplicado pela Toyota como um sistema de programação para fabricação just-in-time. Por outro lado, o termo “Kanban” em maiúscula é conhecido e associado ao surgimento do “Método Kanban”, que foi definido pela primeira vez em 2007.
Princípios Kanban
Antes de explorar os valores do método Kanban com mais detalhes, gostaríamos de estabelecer que o método na forma que adotamos e usamos hoje surgiu devido aos esforços colaborativos de muitas pessoas. A comunidade Kanban em expansão deve reconhecer essas ideias e contribuições como tal.
David J. Anderson (pioneiro no campo do Lean/Kanban para o trabalho do conhecimento e um dos fundadores do método) formulou o método Kanban como uma abordagem para processos evolutivos incrementais e mudança de sistemas para organizações de trabalho do conhecimento. Ele está focado em fazer as coisas, e seus fundamentos podem ser divididos em dois tipos de princípios e seis práticas.
Princípios de Gerenciamento de Mudanças
- Comece com o que você faz agora
- Concorde em buscar mudanças incrementais e evolutivas
- Incentivar atos de liderança em todos os níveis
Princípios de Prestação de Serviços
- Foco nas necessidades e expectativas do cliente
- Gerencie o trabalho, não os trabalhadores
- Revise regularmente a rede de serviços
Princípios de Gerenciamento de Mudanças
Misturando-se com os processos já estabelecidos de forma não disruptiva, buscando mudanças evolutivas e melhoria contínua. Vamos dar uma olhada nos princípios de gerenciamento de mudanças Kanban.
Princípio 1: Comece com o que você faz agora
O Kanban oferece a flexibilidade de usar o método em cima de fluxos de trabalho, sistemas e processos existentes sem interromper o que já está em vigor. O método reconhece que os processos, funções, responsabilidades e títulos existentes têm valor e, geralmente, vale a pena preservar. Naturalmente, ele destacará questões que precisam ser abordadas e ajudará a avaliar e planejar mudanças para que sua implementação seja o mais não disruptiva possível.
Princípio 2: Concordar em Buscar Mudanças Incrementais e Evolutivas
O método Kanban é projetado para encontrar resistência mínima. Ele incentiva pequenas mudanças incrementais e evolutivas contínuas no processo atual, implementando formulários de colaboração e feedback. Em geral, mudanças radicais são desencorajadas porque geralmente encontram resistência devido ao medo ou incerteza.
Princípio 3: Incentivar Atos de Liderança em Todos os Níveis
A liderança em todos os níveis deriva das percepções cotidianas das pessoas e atua para melhorar sua forma de trabalhar. Por mais insignificante que você possa pensar, cada observação compartilhada promove uma mentalidade de melhoria contínua (Kaizen) para alcançar o desempenho ideal em nível de equipe/departamento/empresa. Isso não pode ser uma atividade de nível gerencial.
Princípios de Prestação de Serviços
Kanban visa desenvolver uma abordagem orientada a serviços. Requer que você entenda profundamente as necessidades de seu cliente, crie uma rede de serviços onde as pessoas se auto-organizem em torno do trabalho e garanta que seu sistema evolua continuamente.
Princípio 1: Foco nas necessidades e expectativas do cliente
Entregar valor ao cliente deve estar no centro de cada organização. Compreender as necessidades e expectativas dos seus clientes chama a atenção para a qualidade dos serviços prestados e para o valor que cria.
Princípio 2: Gerenciar o Trabalho
Gerenciar o trabalho em sua rede de serviços garante que você capacite as habilidades das pessoas para se auto-organizarem em torno do trabalho. Isso permite que você se concentre nos resultados desejados sem o “ruído” criado pelo microgerenciamento das pessoas que prestam os serviços.
Princípio 3: Rever regularmente a Rede de Serviços
Uma vez desenvolvida, uma abordagem orientada a serviços requer avaliação contínua para promover uma cultura de atendimento ao cliente. Por meio de revisões regulares da rede de serviços e avaliação das políticas de trabalho aplicadas, o Kanban estimula a melhoria dos resultados entregues.
Fonte/Crédito: Kanbanize