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Inteligência emocional – Como controlar

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Um dos requisitos para se ter um emprego cotidiano agradável é ter inteligência emocional para que possa lidar com todas as adversidades que aparecem durante a vida. Além do mais, este tem se tornado um requisito primordial em muitas empresas de grande e pequeno porte. Confira abaixo e descubra como isso mudará a sua vida.

O que é inteligência emocional?

Inteligência emocional é a capacidade de uma pessoa lidar com as emoções. Ou seja, é o termo utilizado ao dizer que uma pessoa sabe administrar suas emoções. Para saber administrá-las e conquistar a inteligência emocional é preciso que se tenha equilíbrio sobre os dois hemisférios do cérebro: o esquerdo e o direito.

  • Hemisfério esquerdo é responsável por comandar as tarefas analíticas e lógicas. Em outras palavras, é o responsável pelo pensamento matemático, linguagem e a escrita;
  • Hemisfério direito é o responsável pelas atividades emocionais, como a intuição, compreensão da linguagem, música e gestos.

Exemplo prático de inteligência emocional é quando, por exemplo, alguém nos irrita profundamente durante o trabalho, mas você analisa e vê que se falar algo irá piorar a situação, você apenas o ignora e não se aborrece por tanto tempo com o acontecimento.

Esta situação retrata o quanto o hemisfério esquerdo e o direito “conversam” entre si, chegando em um equilíbrio de decidir que não vale a pena discutir para se desgastar e que, quem nos irrita não está pronto para ouvir, logo só irá piorar a situação falar algo racional naquele momento.

A inteligência emocional ela age como administrador de situações e emoções, se em determinado momento você não teve a chance de falar, você buscará outra oportunidade em que possa ser escutado.

Quais os benefícios de ter inteligência emocional?

Veja abaixo os principais benefícios de desenvolver inteligência emocional:

  • Autonomia em decisões;
  • Mais produtividade;
  • Gestão de tempo;
  • Diminuição de estresse ou ansiedade no trabalho;
  • Metas mais inteligentes;
  • Cumprimento de prazos e tarefas;
  • Mais interpessoalidade;
  • Automotivação.

A inteligência emocional proporciona todos estes benefícios como um gancho, cada ponto vai ligando-se ao outro, por isso ao conquistar ao menos um ponto da inteligência emocional, gradativamente conseguirá adquirir os outros.

Como ter inteligência emocional?

Não é uma tarefa fácil, afinal há muitas situações que necessitam de muito esforço para que não atrapalhem tanto nosso humor quanto nosso planejamento, por isso para ter inteligência emocional é necessário ter paciência para com as conquistas e as “derrotas” com cada situação.

Por isso, para ter inteligência emocional é necessário que conheça suas próprias emoções, saiba controlá-las, aprenda a se automotivar, desenvolva a empatia. Se você acha que não consegue isso sozinho, busque ajuda profissional para que possa ajudá-lo a descobrir seus sentimentos e válvulas confiáveis para que possa depositar confiança.

A melhor forma de desenvolver a inteligência emocional é saber que terá um caminho pela frente e, para passar bem nele é necessário que não desista de si mesmo.

Se você ainda não está decidido a desenvolver a inteligência emocional, então temos uma “prova” à você. Cerca de 90% dos profissionais com carreira de sucesso possuem inteligência emocional, de acordo com o estudo da Talent Smart, com o estudo do Dr. Travis Bradberry, co-autor do best-seller Emotional Intelligence 2.0 também podemos afirmar que este é um dos recursos mais importantes da atualidade. Portanto, não fique de fora e mova sua vida da melhor forma.

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