Carreira

Importância do CRT para os profissionais técnicos industriais

Publicado

em

Não faz ideia sobre o que é e para o que serve o Conselho Regional de Técnicos Industriais? Confira informações incríveis para que você não fique de fora das novidades e sua principal importância para os profissionais técnicos industriais.

Entenda o que é o Conselho Regional de Técnicos Industriais

O Conselho Regional de Técnicos Industriais, comumente chamado de CRT é um órgão que possui registros de todos os profissionais liberais com profissão regulamentada pela Lei nº 5.524/1968 e o Decreto nº 90.922/1985. Os técnicos industriais são devidamente habilitados para o desempenho de suas atribuições para integrar o CRT, como empregados do setor público, privado ou prestadores de serviços.

O Conselho Regional dos Técnicos Industriais é uma autarquia pública federal que integra o Sistema CFT/SRT criado pela Lei nº 13.639/2018, esse órgão possui responsabilidades de orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício profissional dos Técnicos Industriais.

Para que serve o CRT para os técnicos industriais

O CRT serve para regulamentar e garantir o livre exercício da função das atividades profissionais dos técnicos industriais a nível nacional. Ou seja, ela é um amparo legal para todos os profissionais registrados.

Importância do CRT para esta categoria

O CRT busca estreitar os laços com as associações de técnicos em atividade no estado, a importância de um órgão regulamentador como esse é manter segurança e oferecer informações e competências quanto aos técnicos habilitados. É uma salvaguarda à sociedade que necessita constantemente dos serviços prestados por profissionais desta categoria.

Benefícios de ser registrado no CRT/CFT

Aos profissionais técnicos industriais que querem exercer legalmente a sua profissão é necessário que faça seu registro profissional no CRT/CFT para garantir a legalidade de todos os seus processos. Os benefícios de ser registrado no CRT/CFT de seu estado é garantir não só a legalidade, mas também proteger todos os seus procedimentos e, é claro, garantir sua capacidade e obter orientações cada vez mais atuais sobre a categoria que está inserido. Potencializa o networking e permite o conhecimento de melhores técnicas a ser adotadas.

Entenda para o que serve o registro profissional no CRT

É essencial que os profissionais técnicos recém formados possuam a carteira de identidade profissional, pois é um documento de identificação fornecido aos profissionais registrados no CFT/CRT. O que o habilita para o livre exercício de sua profissão como Técnico Industrial em todo o território nacional. E, o livre exercício só é permitido a aqueles que possuem a carteira de identificação profissional expedida pelo CFT/CRT.

Quem pode e deve fazer o registro profissional no CRT

Todos os profissionais liberais com profissão regulamentada devem estar devidamente habilitados para poderem desempenhar efetivamente suas atribuições. Não há restrição de onde devem trabalhar, eles podem ser inseridos tanto no setor público e/ou privado ou como prestadores de serviços. Para tanto, os profissionais devem verificar se o curso que fizeram está contemplado para fazer o registro profissional do CRT. Basta verificar suas modalidades técnicas. O profissional técnico industrial só deve exercer sua função ao obter um registro, desta forma, ele garante a legalidade e segurança própria e a da sociedade.

Agora que você sabe tudo isso e mais um pouco, verifique se seu curso é contemplado pelo Conselho Regional de Técnicos Industriais e tome todas as medidas necessárias para regulamentar o exercício de sua função.

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS

Sair da versão mobile