Carreira

Guia de carreira do Engenheiro Metalúrgico, entenda tudo o que ele faz!

Publicado

em

Entenda o que é um engenheiro metalúrgico, o que faz, quanto ganha e a carreira deste profissional e mercado em que está inserido. 

O que é 

Este profissional é aquele que possui conhecimento em projetos de tratamento de metais e de produção de ligas metálicas. O engenheiro metalúrgico possui uma área ampla de atuação, além das mineradoras e empresas ligadas à extração de metais. O que o permite atuar em empresas de transporte aéreo, naval, automobilístico e empresas químicas. Apesar de termos dito tudo isso, vale a pena começar com “o que faz” o engenheiro metalúrgico. Após a conclusão do curso de engenharia de metalurgia, este profissional está apto para desenvolver, executar e coordenar projetos de tratamento e de produção de metais, já que ele possui conhecimentos sobre a gestão de matérias-primas, produtos e serviços da área profissional.

Além de ser responsável por produzir a documentação técnica para empresas ou órgãos públicos e privados. O engenheiro metalúrgico pode também prestar assessoria técnica a clientes e trabalhar no desenvolvimento de ligas metálicas.

Entretanto, vale salientar que ele também pode atuar em universidades e institutos de pesquisas, como pesquisador ou professor da área. 

Mercado de trabalho

Segundo o portal Glassdoor, o salário médio nacional de um engenheiro metalúrgico é de R$ 9.864,00 no Brasil, com atuação em média e grandes empresas do setor. Por ser uma área ampla, ele poderá analisar suas funções em diversas funções, como na extração de minérios e na indústria automobilística. 

Ou seja, poderá trabalhar desde nas empresas mineradoras, como em indústrias siderúrgicas e empresas do ramo aeronáutico, transporte naval, empresas do ramo do petróleo e no setor metal-mecânico. Além de ser um prestador de serviço de tratamentos termoquímicos. Entretanto, vale lembrar que por conta do mercado ser amplo, ele poderá escolher a todo momento como navegar entre as áreas e descobrir qual é o mercado que mais lhe agrada. 

As empresas costumam oferecer não só este salário citado, mas também diversos benefícios que tornam o cargo ainda mais atrativo. 

Formação

Para se tornar um engenheiro metalúrgico é necessário possuir o curso de nível superior que possui duração de 5 anos, com estágio obrigatório e, é claro, apresentação do trabalho de conclusão de curso (TCC). 

A área é composta por disciplinas básicas e específicas, entretanto, o estudante deve gostar de matérias exatas, como física, química, informática e matemática aplicada. Cerca de 30% da matéria do curso é de exatas, por isso, é preciso gostar ao menos um pouco para não se tornar desgastante.

Caso você não queira o ensino superior como primeira escolha, há cursos técnicos em metalurgia, produção e instrumentação também poderá ser útil para você que está ansioso por adentrar na área e que duram cerca de 2 anos. 

Basta escolher uma instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação para que seu diploma seja válido em todo o território nacional. 

Dicas

Antes de ingressar no mercado, analise os feedbacks e os casos de sucesso daqueles que já estão no setor para que possa escolher de forma mais realista e sensata. Afinal, a área está sempre em alta, mas vai depender de como você se destaca para ser inserido nela como um profissional de qualidade. 

Investir nos seus próprios conhecimentos será uma ótima forma de alavancar ainda mais sua carreira, portanto, cada curso, palestra ou reunião de negócios que vá é importante para o seu desenvolvimento profissional e pessoal. 

Há outros cursos que você também poderá se interessar, como a Engenharia de Produção. 

Após saber tudo isso, basta escolher qual instituição de ensino é a melhor para você para começar a sua carreira.

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS

Sair da versão mobile