Carreira
Guia de carreira de um Comprador
O comprador está presente em todas as empresas, independente do setor, por conta disso, vale a pena conhecer todas as funções e a formação deste profissional essencial para o mercado.
O que é
O comprador é o profissional responsável pelas requisições de compras, executando processos de cotação e concretização de compras de serviços, produtos, matérias-primas, equipamentos e materiais de todo tipo.
Este profissional é essencial para as empresas de todos os setores e portes, já que ele é preparado para tomar decisões estratégicas e atuar continuamente com diversas pessoas e áreas, o que exige uma interpessoalidade.
Entre as habilidades que o profissional de compras deve ter desde o início é a técnica de cálculo de custo de algum produto, como também habilidades como liderança, comunicação e negociação com pessoas. Este profissional não lida apenas com os fornecedores, ele é responsável por negociar prioridades com os colegas de outros departamentos, além de entender especificações, seja incompletas ou obscuras. O que se chama, porventura, ossos do ofício.
Formação
Se você quer se tornar um comprador profissional, então vale a pena dizermos sobre a sua formação, desde um estagiário a um comprador sênior, não há formação específica para o comprador. Entretanto, os cursos mais procurados por quem deseja este cargo, são os estudantes de Administração de Empresas e também cursos da área de Logística.
A logística possui relação com a função de comprador, já que ela oferece ao profissional a noção do tempo em uma cadeia de suprimentos e a importância do fluxo de materiais.
A questão se torna importante quando é necessário tomar decisões. O comprador não se leva apenas pelo preço, mas pelo ritmo de produção e os custos envolvidos em uma parada ou gargalo.
Se você quer se tornar um comprador, você poderá começar como estagiário ou assistente, ao longo dos anos, com conhecimento e habilidade, poderá alcançar a liderança do setor.
Entretanto, é necessário que se tenha um segundo idioma, como o inglês para realizar as transações a nível nacional e internacional.
Além de conseguir maior variedade para começar as negociações. Ter noções de psicologia e visão sistêmica do negócio irá auxiliar ainda mais este profissional ao longo da carreira, por isso, vale a pena conferir esses conhecimentos a curto e a longo prazo.
O que faz
Atualmente, no mercado de trabalho este profissional é requisitado para o processo de aquisição, negociação e a gestão de fornecedores, atendendo os principais requisitos de qualidade, seja de bens e materiais adquiridos, como também de acordos, normas, padrões e especificações. Se você quer ser um comprador, é bom saber o que se pede atualmente.
Mercado de trabalho
O comprador pode trabalhar em diversas empresas e setores, afinal ele é essencial para o mercado. Ele pode atuar em empresas da indústria, comércio e serviços, como: operadores logísticos, transportadoras e centros de distribuição. O salário médio deste profissional no Brasil é de R$ 4.350,24. Mas, pode chegar a valores mais altos de acordo com a especialização, setor e até mesmo o porte da empresa.
O que importa para o mercado não são apenas as técnicas, mas também o quanto pode oferecer a longo prazo. Sendo, por isso, requisitado por grandes organizações que querem manter-se atuais e competitivas diante do mercado. Mesmo uma pequena empresa, com um bom comprador em seu time consegue alavancar ainda mais seu potencial. Afinal, ele não irá olhar apenas os preços, mas a qualidade e as prioridades para o negócio no tempo atual.
Agora que você sabe tudo isso, basta decidir qual a empresa ou setor que quer ingressar e adquirir conhecimentos para se tornar um bom comprador profissional.