Carreira
Guia de Carreira de Nutricionista
A alimentação é um fator fundamental para a vida, principalmente nos dias atuais que é a saúde é cada vez mais importante. Por isso, o Guia de Carreira de Nutricionista é uma forma de aprender como se destacar nessa carreira que cresce tanto.
Logo, vamos te mostrar as principais funções, onde você pode exercer as atividades como um profissional em nutrição e também quanto recebe um nutricionista. Por fim, indicaremos as principais instituições de ensino da área de nutrição. Então, se quer entender tudo sobre essa carreira, continue com a gente até o final do Guia de Carreira de Nutricionista.
Principais atividades de um Nutricionista
As principais atividades de um profissional em nutrição é promover o bem estar, recuperação e desenvolvimento físico através da alimentação. Por isso, o nutricionista pode realizar diferentes atividades como: indicar dietas, elaborar planos alimentares e criar caminhos para objetivos físicos. Logo, são responsáveis também por criar caminhos para reeducação alimentar de indivíduos também.
Existem algumas funções que são básicas, com isso, ensinadas em todas as formações superiores em escolas de nutrição. As principais atividades que fazem parte da rotina de nutricionistas são:
- Desenvolver e fazer uma avaliação de alimentos para conseguir objetivos físicos;
- Realizar diagnósticos nutricionais de pacientes;
- Controle de qualidade de alimentos em restaurantes;
- Prescrever dietas para solucionar problemas de saúde;
- Prescrever dietas para suplementação alimentar.
Onde um nutricionista pode trabalhar?
O primeiro ponto é que para exercer a função de nutricionista é necessário ter um diploma de bacharel em nutrição. Logo, o profissional formado pode abrir um consultório para consultar pacientes que precisam de um controle em sua dieta alimentar. Com isso, você pode atender pessoas que querem reeducação alimentar, atletas profissionais e outras pessoas que se preocupam mais com a sua própria saúde.
Contudo, não é o único caminho possível e é o que vamos mostrar através do nosso Guia de Carreira de Nutricionista. É possível fazer uma vida profissional nessa área também em restaurantes, lanchonetes e hospitais, por exemplo. Além disso, existem nutricionistas que trabalham em indústrias, supermercados e padarias para controlar tudo o que for produzido nesses estabelecimentos.
Outras áreas que nutricionistas atuam é no marketing, em clubes esportivos e em academias. É muito diverso o universo de atuação desse profissional, por isso, pode ser uma carreira interessante. Então, se você ficou interessado, entenda que o primeiro passo é entrar em um curso de bacharel, logo, vamos te mostrar como os melhores cursos se destacam.
Qual o salário de um nutricionista?
A média de ganho de um nutricionista formado pode mudar de acordo com sua experiência e principalmente onde trabalhar. Contudo, a média de todos é de R$2.750, de acordo com os sites especializados.
Como é um bom curso de nutrição?
O curso de nutrição dura em média 8 semestres, com isso, em 4 anos é possível ter o bacharelado na área. Além disso, existem muitas instituições que oferecem cursos EAD em nutrição que têm o mesmo peso do curso presencial. Contudo, existem algumas atividades que são laboratoriais e necessitam que consiga ir em alguns momentos na faculdade para realizar.
Logo, algumas matérias que não podem faltar na grade curricular em um bom curso de nutrição são:
- Avaliação Nutricional;
- Anatomia;
- Biologia Celular;
- Dietética;
- Educação Nutricional;
- Dietoterapia;
Outra dica interessante para conhecer os melhores cursos é verificar com pessoas que cursaram a área na faculdade que quer estudar. Você pode fazer através de grupos em redes sociais das instituições que quer estudar, ler comentários ou mesmo procurar no Google as opiniões dessas pessoas.
As melhores faculdades de nutrição
Chegando ao fim do Guia de Carreira de Nutricionista vamos indicar algumas das melhores faculdades para conhecer em nutrição:
- Universidade de São Paulo (USP);
- Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
- Universidade Estadual de Campinas (Unicamp);
- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
- Universidade Federal de Viçosa (UFV);
- Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).