Carreira

Graduação depois dos 30: Entenda se vale a pena realizar uma segunda graduação depois dos 30

Publicado

em

Pretende realizar uma segunda graduação depois dos 30 anos? Está na dúvida e não sabe se vale a pena ou não para sua carreira? Hoje, mostraremos se é realmente uma boa opção terminar a segunda faculdade depois de 30 anos!

O primeiro ponto a ser considerado é que quem possui faculdade recebe salários maiores do que não tem. De acordo com a pesquisa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), quem possui graduação recebe 156% a mais.

Além disso, um terço dos estudantes que estão fazendo faculdade tem essa faixa etária no Brasil. Logo, é mais comum que se imagina pessoas com essa idade estarem terminando a graduação.

Outro ponto a ser considerado é que existem profissões que você pode realizar apenas com uma faculdade. É o caso de ser advogado, médico e outras carreiras, as principais mais exclusivas para se atuar.

Portanto, o primeiro pensamento que você deve ter é se a carreira que quer seguir precisa de graduação. Outro fator é que vale a pena para sua vida 4 anos de formação para entrar no mercado de trabalho novo.

Você pode também realizar outras opções, principalmente se tiver uma graduação e quer fazer a segunda. Uma delas é fazer uma pós-graduação para se tornar mais especializado dentro da sua graduação. Contudo, se não quer permanecer no mesmo papel onde você estiver, temos algumas dicas interessantes.

Analise o mercado que quer trabalhar

Os principais passos nesse momento é parar e analisar sobre o mercado onde você quer entrar, verificando assim se é realmente a melhor opção para sua vida. Um exemplo, é se você for um jornalista e quiser atuar em marketing como social media ou em outras atividades semelhantes.

Você tem a opção de realizar a segunda graduação ou mesmo realizar o MBA (Master of Business Administration) ou mesmo uma pós. Principalmente, para facilitar e acelerar o processo de entrada e mudança de carreira. Nesse caso, ao invés de realizar outra graduação de 4 anos, concluir uma formação de um ano e meio pode ser uma opção mais viável.

Outra pesquisa muito famosa realizada pelo portal Catho, constatou que profissionais especializados recebem mais de 20% do que os graduados. Logo, mais uma informação valida a opção de ter uma especialização, ao invés de realizar outro curso na faculdade.

Prepare o seu caminho

Pavimentar um novo caminho pode ser uma tarefa que não seja tão simples, especialmente se tiver mudando para uma área totalmente diferente da sua. Portanto, é interessante começar a realizar Network o mais cedo possível.

Se você já é um profissional no mercado de trabalho que possui uma carreira há alguns anos, já entende o valor que o Network pode te trazer. Por se tratar de um novo caminho é interessante já começar a tentar conseguir o máximo de contatos possíveis.

Além disso, você pode procurar dicas para ganhar mais destaque dentro da área através de outros profissionais mais experientes dentro dessa carreira. Então, o primeiro passo para realizar a segunda graduação e ter sucesso dentro da nova atividade é procurando mais espaço nesse mercado. 

 

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS

Sair da versão mobile