Carreira

Entenda o que é recrutamento interno e como isso pode ser positivo para sua carreira

Publicado

em

O recrutamento interno é cada vez mais comum nas empresas que procuram reter os seus talentos ao invés de contratar novos profissionais. Logo, aprender a lidar com isso é uma maneira de desenvolver a sua vida profissional!

Muitas empresas depois da pandemia resolveram cortar gastos, principalmente por estarmos vivendo uma grande crise econômica no Brasil. Assim, toda crise tem uma oportunidade em alguma área, especialmente dentro da sua própria empresa.  Por isso, é importante entender como funciona e como você pode aproveitar essa chance na sua vida profissional.

Segundo dados do governo, em 2021 mais de 2 milhões de vagas foram preenchidas desta maneira. Mostrando cada vez mais essa tendência no mercado de trabalho brasileiro entre as empresas. 

O que é recrutamento interno afinal?

Recrutamento interno é uma seleção para um cargo com próprio público interno, o que pode facilitar alguns aspectos da contratação. O primeiro aspecto é que a empresa já possui o histórico e o perfil do profissional para vaga.

Para explicar melhor é como se fosse uma promoção uma recolocação em outra vaga dentro da própria empresa. Assim, a empresa contrata sem a necessidade de recrutamento externo e entrevistas mirabolantes.

Além disso, existem empresas que fazem a contratação de trabalhadores que atuam como freelancer ou na modalidade PJ. Sendo assim realizam a contratação desses profissionais para a modalidade CLT, com isso, são efetivados para vagas.

Outro caso é quando o profissional se especializa em outra área através de formação ou curso. Dessa maneira conseguem vagas dentro da empresa em outra área de atuação, até mesmo em outro departamento.

Quais são os principais tipos de recrutamento interno?

Os principais tipos de recrutamento interno são de promoções, transferências de nichos ou complementação de vagas. Isso  significa que profissional é realocado em outra área de acordo com sua especialização

A promoção também é um tipo de recrutamento comum nas empresas, principalmente, em vagas com mais responsabilidades. Exigindo assim do profissional um conhecimento maior da cultura da empresa.

Isso acontece muito em cargos Júnior, quando o profissional começa na empresa sem ter muita experiência e adquire os atributos e também a cultura da empresa através do dia a dia.

Logo, através dessa promoção alcançaram outros patamares de cargos e passaram a ser plenos. Então, são contratados pela sua competência técnica e o conhecimento do comportamento da empresa no mercado.

A transferência de setor é mais comum acontecer em grandes empresas,  especialmente, acho que tem diversos setores de atuação.Esse caso é comum mudar o profissional para outra área em que ele possa atuar de maneira melhor .

Além disso, nesse caso a empresa pode solicitar um período de adaptação aos novos cargos e passagem das atividades antigas. Fazendo assim essa transição de maneira que o profissional se adapte às suas novas rotinas.

Abertura de vagas externas

Outra possibilidade é quando tiver abertura de vagas externas o profissional se candidatar mesmo atuando na empresa. Principalmente, se for um cargo em que o candidato entende e tem capacidade técnica de atuação .

Por isso, sai na vantagem por conhecer a empresa de dentro e evitar movimentações bruscas na contratação. Em multinacionais esse tipo de movimentação é muito comum e abre margem para profissionais internos competirem por essas vagas.

O recrutamento interno é interessante para empresa para reter o talento que ela já possui, motivar os seus funcionários a melhorarem suas técnicas e também economizar treinamento inicial.

Essas são algumas vantagens que o profissional pode utilizar para conseguir uma vaga que seja aberta para outras profissionais de fora da empresa.

 

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS

Sair da versão mobile