Carreira
Eficiência e eficácia: entenda as diferenças e como isso influencia no trabalho
Se você está trabalhando em uma posição de liderança, há uma grande probabilidade de que melhorar a produtividade dos funcionários seja um dos seus maiores objetivos. A solução comum para a baixa produtividade é a eficiência. Se os funcionários podem trabalhar com mais eficiência, eles podem maximizar o tempo que têm. Mas e se estivermos focando demais na eficiência quando deveríamos estar olhando para a eficácia também? Entenda mais sobre eficiência e eficácia nesse artigo.
Eficiência e eficácia: quais são as diferenças
Eficiência e eficácia estão relacionadas à produtividade, mas de maneiras diferentes. Eficiência refere-se à forma como executamos nossas tarefas. Quando trabalhamos com eficiência, usamos menos tempo, recursos e/ou esforço humano para fazer nosso trabalho. A eficácia olha para a qualidade dos resultados que alcançamos. Se um funcionário for eficaz, ele atingirá consistentemente metas e objetivos, como entregar um trabalho de alta qualidade ou fazer vendas.
Veja também: As soft skills mais desejadas em um ambiente de trabalho
Pense assim:
- A eficiência mede os meios
- A eficácia mede o resultado final
É possível trabalhar de forma ineficiente e ainda ser eficaz. Um funcionário pode entregar um relatório cheio de dados valiosos que podem ajudar seu departamento a tomar decisões mais informadas (eficazes), mas se ele perdeu o prazo porque perdeu tempo durante o processo de pesquisa, isso é ineficiente.
Por outro lado, pode-se também ser eficiente e ineficaz. Um exemplo disso seria um funcionário que criou um sistema para responder a e-mails mais rapidamente (eficiente), mas não incluiu informações importantes nesses e-mails (ineficiente).
Você provavelmente pode ver por que eficiência e eficácia são características importantes. Afinal, qual é o propósito de otimizar recursos se você está entregando um trabalho abaixo da média? E quão eficaz você está realmente sendo se seu trabalho está constantemente atrasado? A produtividade real não é alcançada sem primeiro atingir o equilíbrio certo entre eficiência e eficácia.
Eficiência ou eficácia?
Alcançar o nível certo de eficiência e eficácia começa com a liderança. Todos, desde os executivos da empresa até a liderança júnior, desempenham um papel na definição da cultura da empresa e, quando seus principais objetivos são cortar custos e minimizar o tempo de retorno, você prioriza a eficiência sobre a eficácia.
Por outro lado, quando você incentiva as equipes a seguir diretrizes rígidas de trabalho que reduzem os erros, mas acaba perdendo muito tempo ao longo do caminho, não está criando uma cultura de eficiência. Nenhum desses cenários é bom para o seu negócio.
- Alta Eficiência-Baixa Eficácia significa que suas equipes estão acelerando o trabalho, provavelmente com pouca consideração pela qualidade de seus produtos acabados.
- Alta Eficácia-Baixa Eficiência significa que os trabalhadores podem estar entregando resultados de alta qualidade, mas não estão aproveitando ao máximo suas horas de trabalho. Lembre-se de que a maioria das pessoas não trabalha as oito horas completas de seu dia de trabalho, portanto, a ineficiência pode roubar grande parte do tempo produtivo real.
Se um desses cenários o lembrar da equipe que você está gerenciando, você precisará fazer algumas alterações. A boa notícia é que promover melhor eficiência e eficácia não é ciência exata– mas também nem é tão difícil. Você só precisa criar e manter um ambiente de trabalho que valorize ambos.
Dicas para melhorar a eficiência e a eficácia
Como líder de equipe, é seu trabalho garantir que seus funcionários atinjam as metas e objetivos da empresa. Se eles não estão atingindo esses objetivos, você deve implementar um sistema que os ajude a trabalhar com mais eficiência e eficácia.
Eficiência e eficácia exigem um trabalho sério – e que os funcionários geralmente precisam de ajuda para seguir o caminho certo. Se os membros de sua equipe perderem o foco rapidamente, ajude-os a criar hábitos saudáveis para mantê-lo, como usar ferramentas de gerenciamento de tempo, ter um parceiro de responsabilidade ou usar sistemas de produtividade.
Mas não basta encorajar sua equipe a ser mais eficiente e eficaz – você também precisa dar alguns passos extras para prepará-la para o sucesso. A maioria dos trabalhadores não está sendo intencionalmente ineficiente e ineficaz. Eles só precisam de uma pequena ajuda extra para melhorar a maneira como executam e concluem as tarefas.
Veja também: Internet das Coisas: entenda como atuar nessa área