Carreira
17 dicas para se dar bem na entrevista de emprego
A impressão que você causa no entrevistador muitas vezes pode superar suas credenciais reais. Sua postura, atitude, habilidades sociais básicas e capacidade de comunicação são avaliadas juntamente com sua experiência e educação durante a entrevista de emprego. Saiba mais hoje (28/12).
A importância de saber agir na entrevista de emprego
Você e o entrevistador devem se envolver em uma conversa – uma troca mútua de informações e ideias. Somente por meio desse diálogo você pode determinar se você, a organização e o trabalho estão bem combinados. Preparação é a chave para se sair bem na entrevista de emprego.
Leia também: Como manter o foco nas suas atividades durante o dia
Sem sombra de dúvida, o primeiríssimo passo quando se está procurando por uma nova oportunidade de trabalho é fazer um bom currículo. A partir do momento em que ele foi avaliado e você foi chamado para uma entrevista, não dê isso como garantido. Afinal, você pode ter um currículo incrível, mas se cometer determinados erros durante a entrevista, a chance de obter essa vaga vai por água abaixo.
Confira adiante algumas dicas valiosas para se dar bem na entrevista e ter maiores chances de conseguir a vaga de emprego.
1.Ser pontual
Isso geralmente significa chegar cerca de 10 a 15 minutos mais cedo e não chegar em cima da hora. Os entrevistadores geralmente estão prontos antes da consulta. Se você chega atrasado, vai passar uma péssima primeira impressão.
2.Conheça o nome do entrevistador, sua ortografia e pronúncia
Use-o durante a entrevista. Se não souber o nome, ligue antes e pergunte à secretária. Além disso, anote o nome da secretária caso precise ligar de volta. As secretárias podem influenciar bastante a decisão de contratação, muitas vezes mais do que se imagina!
3.Tenha algumas perguntas de sua preferência preparadas com antecedência
Não há nada de errado em ter uma pequena lista de perguntas e pensamentos – isso mostra que você fez sua pesquisa e quer saber mais sobre a organização e o cargo.
4.Traga várias cópias do seu currículo
Além disso, traga uma cópia de carta de referência (se for o caso) e outros papéis e documentos que forem eventualmente necessários. Leve seus papéis de forma organizada.
5.Tenha uma caneta confiável e um pequeno bloco de notas com você
Mas não tome notas durante a entrevista. No entanto, imediatamente depois, anote tudo o que puder lembrar, incluindo sua impressão de quão bem você acredita que se saiu, impressões acerca do entrevistador, do lugar e assim por diante.
6.Cumprimente o entrevistador com um aperto de mão e um sorriso
Lembre-se de manter contato visual (o que não significa olhar para baixo). Sorria e dê um aperto de mão no entrevistador. Contudo, lembre-se que esse aperto deve ser firme. Isso passa segurança, confiança. Um aperto forte demais pode denotar agressividade e um aperto muito fraco é uma demonstração enorme de insegurança e falta de disposição.
7.Espere gastar algum tempo desenvolvendo rapport
Não vá direto ao assunto. Siga o exemplo do entrevistador. Vá conversando, ouvindo com atenção, sentindo o clima da conversa e vá chegando ao ponto que lhe interessa indo “pelas beiradas”.
8.Não tenha vergonha se estiver nervoso
É perfeitamente normal se sentir nervoso durante a entrevista de emprego. À medida que você ganha experiência, ficará mais à vontade com o processo de entrevista e se sentirá mais tranquilo.
9.Foco
Em seus atributos, suas habilidades transferíveis e sua vontade de aprender; não se desculpe pela falta de experiência; descreva seus pontos fortes em termos do que você pode fazer pela organização.
10.Diga a verdade
Mentiras e exageros voltarão para assombrá-lo. Nada de mentir sobre cursos, conhecimentos e experiências que você não tem. É bem possível que um dia tais aspectos surjam em alguma demanda no trabalho, você não saberá lidar e isso gerará problemas.
11.Ouça com atenção o entrevistador
Certifique-se de entender a pergunta; se não, peça esclarecimentos ou repita-o com suas próprias palavras. Responda de forma completa e concisa. Atenha-se ao assunto em mãos.
12.Nunca menospreze um professor, amigo, empregador ou sua universidade
A lealdade está no topo da lista do empregador.
13.Observe sua gramática
Os empregadores estão interessados em candidatos que possam se expressar adequadamente. Mesmo que você tenha que ir devagar e se corrigir, a precisão é preferível à fluência não gramatical.
14.Esteja preparado para perguntas pessoais
Alguns entrevistadores podem não saber o que podem e não podem perguntar legalmente. Antecipe como você vai lidar com essas questões sem perder a compostura.
15.Aguarde o entrevistador mencionar salário e benefícios
Para pesquisar escalas salariais, consulte as pesquisas salariais e informações em sites, redes sociais, sindicatos e coisas do gênero.
16.Não espere uma oferta de emprego na primeira entrevista
Muitas vezes, você será convidado para uma segunda ou até terceira entrevista antes que uma oferta seja feita várias semanas depois.
17.Feche com uma nota positiva e entusiasmada
Pergunte qual será o próximo passo. Agradeça ao entrevistador pelo seu tempo e expresse seu interesse no trabalho. Saia rapidamente e com cortesia com um aperto de mão e um sorriso.
Nenhuma entrevista está completa até que você acompanhe com uma nota de agradecimento. Expresse seu apreço pela entrevista e, se for verdade, reafirme seu interesse. Este último passo pode fazer a diferença. Não esqueça.