Carreira
Dicas para não procrastinar em trabalhos importantes
Tem um grande projeto adiado, ou está enrolando para começar um trabalho que vai exigir muito esforço? Aprenda essas dicas para não procrastinar em trabalhos importantes e inicie agora mesmo com alguns passos seus projetos.
Além disso, mostraremos como você consegue se organizar para ser mais produtivo, principalmente a longo prazo. Por isso, se quer aprender como ser mais organizado e produtivo, siga até o final e aprenda as dicas para não procrastinar em trabalhos importantes.
Divida o tempo
Dividir o tempo é fundamental para parar de procrastinar e começar a executar as tarefas que tem que fazer. Por isso, é importante que separe um tempo para trabalhar, mesmo que seja pouco tempo.
Logo, é interessante começar com pelo menos 10 minutos de total atenção para a tarefa, com isso, evitando distrações. Se você todo dia trabalhar 60 minutos concentrado, valerá mais que horas entre distrações e trabalho mal feito.
Portanto, tente dividir o tempo de trabalho em minutos de foco total e descansos rápidos para conseguir ser mais produtivo. Essa é uma das dicas para não procrastinar em trabalhos importantes que mais funcionam.
Comece a dividir as tarefas difíceis
As tarefas difíceis são as mais difíceis de começar a se fazer, principalmente pelo fator psicológico. Com isso, a tarefa que pode ser difícil, na mente antes de começarmos, se torna 3x maior e mais trabalhosa.
Logo, existe uma maneira de melhorar essa visão, especialmente em tarefas que duram mais tempo e exigem mais esforço. Dividir as tarefas grandes em menores é outra das dicas para não procrastinar em trabalhos importantes.
Por isso, sempre que tiver de frente de um trabalho muito árduo, tente dividir ele em atividades menores. Então, se tiver que entregar um documento de 20 páginas, por exemplo, o melhor é tentar dividir em 1 página por vez.
Com isso, de passo em passo é possível criar uma forma de construir o projeto sem sobrecarregar sua mente. Além disso, você pode melhorar sua performance com passos bem feitos, ao invés de tentar fazer tudo de uma vez.
Crie hábitos de sucesso
Não tem jeito, para fazer atividades que exijam esforço é preciso criar uma rotina de trabalho.
Portanto, o hábito deve ser feito todos os dias para que se construa esse comportamento positivo em relação as tarefas. Com isso, você sente menos as barreiras para iniciar de uma vez por todas as tarefas que tem deixado para depois. Logo, torna parte da sua rotina superar essas limitações, mesmo que de pouco a pouco, a longo prazo você se sente mais produtivo.
Por isso, superar a preguiça através da rotina é uma das dicas para não procrastinar em trabalhos importantes.
Defina prioridades
Se você sempre deixa o mais importante por último, porém sempre está trabalhando em algo, isso também é procrastinação.
A procrastinação é deixar para depois, o que sabemos que temos que fazer agora, ou seja, as tarefas mais urgentes.
Por isso, é importante sempre ter prioridades, principalmente quando iniciamos a primeira tarefa do dia. Portanto, é necessário engolir o sapo primeiro, na dúvida entre tarefas a serem feitas, comece com a mais difícil.
Além disso, iniciar com a que menos quer fazer te dá força para terminar outras mais simples. Afinal, se iniciou e já terminou a mais chata das tarefas, as outras não conseguirão te assustam mais.
Esse é um conceito de um livro muito famoso, “Eat that frog“, de Brian Tracy, que aborda dicas de produtividade.
Então, essas são as dicas para não procrastinar em trabalhos importantes e construir hábitos poderosos!
Se quer entender mais conceitos de produtividade e melhorar sua qualidade de vida, continue com a gente!