Carreira
Dicas para manter o alinhamento entre o TI e a gestão de uma empresa
A organização entre equipe dentro de um ambiente de trabalho, é essencial para o seu bom funcionamento e geração de resultados, isso inclui todas as equipes de uma empresa. A desorganização de uma, acaba se transformando em um efeito dominó, onde todas começam a apresentar mal funcionamento, o que não é desejado.
Trabalhar de forma conjunta é a chave para estar sempre em busca do progresso. No caso das áreas de TI (Tecnologia da Informação) e gestão que cuida dos negócios e da parte administrativa, não seria diferente. Para o bom funcionamento de uma área, a outra precisa de estabilidade também.
Confira neste artigo, algumas dicas para aplicar em sua empresa para manter o alinhamento entre as áreas e seguir progredindo. Veja a seguir.
Primeiros passos para alinhar TI e Gestão da empresa
Para iniciar uma mudança positiva entre suas equipes é importante ter o reconhecimento de alguns pontos que serão essenciais para traçar os objetivos de mudança, o que deve ser mantido e o que precisa ser descartado. Alguns pontos relevantes para se atentar:
- Conhecer as equipes: Para qualquer mudança é necessário ter conhecimento do que precisa ser mudado, estudar os pontos fortes e fracos, saber onde demandar ações, e essas tarefas devem ser feitas pelo responsável das equipes, pois um bom líder não apenas delega funções, mas sim conhece e cobre sua equipe em busca do melhor.
- Manter boas relações entre as equipes: É de extrema importância que a relação entre líderes dos setores seja clara e comunicativa, mantendo-se inteirado dos assuntos pertinentes da outra equipe. Essa interação não precisa se limitar em um único setor, quanto mais comunicativas e alinhadas forem as equipes em geral, melhor os negócios fluirão.
Iniciando as mudanças
Agora que já se tem um perfil e bom relacionamento de equipes, as mudanças já podem ser definidas para serem aplicadas, mas para que ocorra da maneira correta, alguns passos devem ser seguidos:
- Equipes focadas e proativas: Nesta segunda etapa, o início das mudanças se dá pelo comprometimento das equipes, visando a disponibilidade para realizar diversas ações de melhoria e sempre focadas no objetivo principal, que é estabelecido pelo ramo da empresa.
- Utilizar ferramentas do TI: Pelo número de crescimento de investimento nas áreas de TI dentro das empresas, é notável a sua importância e colaboração para o desenvolvimento dos negócios e usar as ferramentas pode ser essencial. Uma delas é o KPI (Indicador Chave de Investimento), que pode ser uma peça chave no gerenciamento dos negócios, tornando os objetivos mais fáceis de serem alcançados.
Últimos passos para alinhar TI e Gestão da empresa
Mesmo com todas as dicas já oferecidas, ainda existem muitos desacordos que impedem as equipes de progredirem juntas, mas ainda existem alternativas que podem ser a peça que faltava para resolver. Veja:
- DevOps: Este método criado por Dan Graves, visa otimizar a relação entre equipes a partir de práticas, ferramentas e operações de software. Porém, como qualquer outro método, é preciso que haja comprometimento entre ambas as equipes para funcionar da maneira correta.
- Composibilidade: Já este método funciona analisando os dados e abandonando as partes que atrapalham a colaboração das equipes, fornecendo impulsos de maiores negócios. O resultado deste método pode se ver em empresas com maior uma dinâmica mais desenvolvida e ágil.