Carreira
Conheça tudo sobre a psicologia forense e o plano de carreira
Gosta de investigações e de psicologia? Então confira aqui tudo sobre a carreira na área de psicologia forense.
O que é a psicologia forense
A psicologia forense é a ponte entre a psicologia e o direito. Ou seja, esta área da psicologia é responsável por estudar o comportamento das pessoas que estão envolvidas dentro de ambientes ou circunstâncias juridicamente. A psicologia forense é a responsável por garantir que todos os envolvidos em um julgamento possam ter seus direitos garantidos.
Os responsáveis da área estão envolvidos não só em ciências sistemáticas, mas também possuem um grande repertório acadêmico catalogado pela profissão, podendo atender qualquer demanda judicial, sem emitir juízo de valor.
O psicólogo forense atua como agente analítico de processos jurídicos.
O que faz um psicólogo forense no dia a dia?
O psicólogo forense atua analisando a condição psicológica dos envolvidos para identificar um possível comportamento suspeito. Atuando de forma legal durante toda a análise do processo, em defesa da lei garantida para todos que estiverem presentes. Ele irá estudar sobre o comportamento humano, elaborar inquéritos e até mesmo apresentar provas e resultados através de suas metodologias.
Áreas de atuação do psicólogo forense
Este profissional atua principalmente no campo do direito penal, entretanto, ele pode atuar em direito civil e também trabalhista.
Ele está constantemente em contato com os envolvidos nos processos de quaisquer esferas, seja civil, penal ou trabalhista.
O psicólogo forense ainda pode prestar atendimento a corporações policiais, prestando atendimento psicológico aos policiais, promotores, carcereiros e os envolvidos em constante tensão no exercício da função.
Onde o psicólogo forense pode ser encontrado
Você poderá encontrar o psicólogo forense em diversos segmentos do mercado, como:
- Unidades de pesquisa;
- Centro judicial;
- Estabelecimentos de saúde psicológica prisional;
- Instituições de apoio às vítimas de crimes.
Como se tornar um psicólogo forense no Brasil
A psicologia forense é uma especialização para os graduados em psicologia. Apesar disso, durante a graduação os estudantes já possuem contato com a Psicologia Jurídica, sendo esta, uma matéria incluída na grade curricular.
Para escolher devidamente uma instituição de ensino, seja ensino a distância ou presencial, é preciso estar atento se a faculdade é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
É apenas com este reconhecimento que o diploma passa a valer em todo território nacional. O profissional ainda poderá encontrar um emprego na área ou participar de concursos públicos que exigem o grau de escolaridade superior.
Mercado de trabalho e salário para o profissional psicólogo forense
Se você está interessado após saber tudo isso da área, então vale a pena destacar que um profissional forense recebe entre R$ 2.848,84 e R$ 5.790,19, levando em conta o salário base dos profissionais CLT.
Entretanto, se você quiser ainda mais, as melhores carreiras estão dentro do âmbito público, para aqueles que conseguem ser aprovados em concursos, como na Secretaria de Administração Penitenciária ou no Judiciário.
Se você gosta de investigação, lei e comportamento humano, então essa é a área ideal para você. Entretanto, vale salientar que os profissionais devem ser imparciais em suas análises, bem como, ter responsabilidade perante cada processo em que será solicitada a sua presença.
Por ser uma especialização da Psicologia, o psicólogo poderá se formar e ainda qualificar ainda mais sua carreira através da pós graduação e cursos de aperfeiçoamento para um melhor reconhecimento no setor.
Ao escolher a área forense para atuação, é necessário estar familiarizado com as leis e termos técnicos. O mercado brasileiros no setor está em constante desenvolvimento por conta da importância de sua atuação no dia a dia de cada caso.