Carreira
Conheça as principais certificações para trabalhar em bancos
As vagas para a área bancária normalmente são muito concorridas por diversos brasileiros, muitos almejam ter um cargo dentro das instituições, mas em determinadas vagas são necessários alguns conhecimentos específicos para preenchê-las.
Para isso, existem algumas certificações que podem facilitar a sua inserção no mercado. Com preparação e conseguindo êxito nas provas, o candidato pode adquirir um certificado que lhe garantirá o aprendizado para determinada área do banco.
A ANBIMA, Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais, oferece boa parte das certificações e tem grande reconhecimento na área no Brasil.
Confira neste artigo, as principais certificações e como consegui-las. Veja abaixo.
CPA 10
A Certificação Profissional ANBIMA de série 10, é considerada uma das primeiras certificações retiradas por quem tem interesse em trabalhar no mercado financeiro. Se seu desejo é atuar nas áreas de vendas de produtos de investimento ou prospecção, esse certificado é o mais indicado e requerido pelas instituições financeiras.
Para conseguir o certificado, o candidato deve passar por uma prova com duração de 2 horas, contendo 50 questões voltadas para a área. Sua aprovação se dá com 70% de aproveitamento pelo candidato.
Existem diversos cursos feitos por profissionais do mercado financeiro que oferecem preparação para a prova.
Números apontam que entre as certificações bancárias, a CPA 10 é a que apresenta mais pessoas certificadas.
CPA 20
No mesmo segmento da CPA 10, esta certificação também é fornecida pela ANBIMA, porém tem um número maior de abrangência de áreas, possibilitando o candidato certificado atuar em: agências bancárias, varejo alta renda, plataformas de atendimento, privite banking e investidores institucionais. Além de possibilitar atuação nas áreas reconhecidas pela CPA 10.
Para conseguir o certificado, o candidato deve passar por uma prova com duração de 2 horas e 30 minutos, contendo 60 questões e a mesma porcentagem de aprovação, 70%.
Seu diferencial além das áreas de abrangência, é de que tem foco em aplicações para investidores.
Igualmente a CPA 10, também existem diversos cursos que oferecem apostilas e exercícios preparatórios.
CEA
Partindo para um nível mais avançado de conhecimentos, a Certificação de Especialista em Investimentos ANBIMA, é voltada para pessoas que já são profissionais em investimentos e querem aprimorar os conhecimentos. Sendo uma das certificações de nível mais alto de reconhecimento, a CEA abrange além da sua especialidade, todas áreas reconhecidas pela CPA 10 e CPA 20.
Sua prova tem questões específicas para a área de ativos financeiros, diferente das CPAs que focam no mercado financeiro em geral. Com duração de 3 horas e 30 minutos, contendo 70 questões que exigirão o uso de uma calculadora financeira, HP12C e taxa de aproveitamento necessário para aprovação de 70%.
Os candidatos podem fazer sua preparação através de cursos disponíveis e oferecidos por profissionais da área financeira.
A importância da certificação no currículo de um candidato é o destaque das demais habilidades exigidas. Pouco se encontra profissionais habilitados, por isso verifique sua área de interesse e veja qual certificação se aplica a ela.