Concursos

Entenda sobre estratégia de revisão de estudos para potencializar o aprendizado

Publicado

em

Você já fez um curso ou estava se preparando e estudando para um concurso apenas para descobrir que apenas algumas semanas depois você não consegue se lembrar de nada? Provavelmente o que te falte seja uma boa estratégia de revisão de estudos.

Entenda sobre estratégia de revisão de estudos para potencializar o aprendizado. Fonte da imagem: Pixabay

A importância e utilidade de ter uma estratégia de revisão de estudos

Nesse caso, é provável que você não tenha feito nada com seu novo conhecimento por um tempo, então ele desapareceu rapidamente. A maior parte do aprendizado precisa ser repetida várias vezes antes de ficar. Portanto, é importante que você tenha uma estratégia de revisão de estudos, ou seja, revise o que aprendeu regularmente e fortaleça sua memória se quiser que seu novo conhecimento realmente seja absorvido.

Lembramo-nos melhor das coisas imediatamente depois de as termos lido, ouvido ou visto. Mas, com o passar do tempo, nossas memórias começam a desaparecer.

Leia também: As inscrições para o concurso do Ministério das Comunicações encerram-se dia 14 de março, confira como se inscrever.

É por isso que revisar as informações regularmente é tão importante. Isso nos permite transferir novos conhecimentos e habilidades da memória de curto prazo para a de longo prazo e mantê-los lá. Quanto mais valiosa ou complexa for a informação, mais esforço precisamos colocar.

O que é uma estratégia de revisão de estudos?

Estratégias de revisão estudos são técnicas para reengajar com informações que você já aprendeu, para que permaneçam frescas em sua mente. Eles são particularmente valiosos quando você está aprendendo para um propósito específico – por exemplo, revisar para uma avaliação ou exame.

Eles também podem ser úteis para lembrar informações em geral. Por exemplo, quando você deseja lembrar os nomes das pessoas ou quando precisa aprender um novo sistema ou processo.

A estratégia de revisão de estudos que você escolher na seção abaixo dependerá da importância das informações e da dificuldade de aprender. Você também precisará levar em consideração suas próprias habilidades e preferências como aluno, para poder planejar a melhor abordagem para você.

Dicas para revisar de forma eficiente

Use estas estratégias para revisar e lembrar de informações de forma mais eficaz:

1. Revise suas informações imediatamente

Passe alguns minutos revisando novas informações assim que as tiver aprendido. Examine o material novamente e acrescente quaisquer notas que você já tenha feito. Também pode ajudar a explicar em voz alta quaisquer pontos-chave.

Esta primeira revisão é uma boa maneira de verificar se você tem tudo o que precisa e se entendeu. Isso também evitará que você tenha que “reaprender” completamente ao revisá-lo novamente mais tarde.

2. Agende outras revisões

Lembre-se, é preciso esforço repetido para mover informações para sua memória de longo prazo. Portanto, é vital revisar o material com frequência. Caso contrário, os principais detalhes inevitavelmente escaparão.

A descoberta mais famosa do especialista em memória e psicólogo Hermann Ebbinghaus – a “Curva do Esquecimento” – mostra como novas informações podem desaparecer da memória ao longo do tempo, a menos que você reserve um tempo para revisá-las. A pesquisa de Ebbinghaus também revelou que cada vez que você revisa as informações, pode esperar um pouco mais antes de fazê-lo novamente.

Tente revisitar seu aprendizado em intervalos regulares. Por exemplo, após sua revisão inicial, agende outra após um dia ou dois, depois de uma semana, duas semanas, um mês – e em intervalos crescentes depois disso.

A organização é fundamental aqui. Tente agendar um horário para suas avaliações adicionando-as à sua Lista de Tarefas ou Programa de Ação . Como alternativa, crie lembretes de calendário ou configure seu dispositivo móvel para notificá-lo quando for a hora de sua próxima revisão.

Técnicas alternativas de revisão

Outra maneira bem interessante de revisar o conteúdo é a revisão espartana, explicada abaixo:

Outra tática bem interessante é a “técnica do prego”, elucidada abaixo:

3. Teste-se

Toda vez que você revisar algo, inclua um elemento de teste. Isso descobrirá quaisquer lacunas em seu conhecimento, destacará as principais áreas nas quais você precisa se concentrar e reforçará seu aprendizado.

Por exemplo, você pode encobrir o material original e ver quanto dele você pode escrever ou falar de memória. Melhor ainda, peça a um amigo ou colega para testar seus conhecimentos!

Como alternativa, use um aplicativo de revisão para testar a si mesmo. O Quizlet, por exemplo, permite que você faça quizzes sobre vários assuntos ou crie seus próprios quizzes, enquanto o FlashCards+ permite adicionar imagens aos seus cartões de quiz, aumentando o leque de informações que você pode revisar. Outro aplicativo, Studystack, permite que você jogue com suas notas de revisão.

4. Reescreva suas notas

Em vez de simplesmente fazer anotações uma vez e esperar que elas sejam absorvidas, revise-as regularmente – e melhore-as ou acrescente-as a cada vez. Esta é uma ótima maneira de manter as informações frescas e claras.

Você pode fazer isso rapidamente com palavras-chave e marcadores. Ou, se você quiser explorar o material com mais profundidade, tente transferi-lo para um fluxograma ou um diagrama rotulado, como um Mind Map®. Isso fornecerá uma representação colorida de suas anotações, o que pode ajudar a fornecer uma visão geral do assunto e das principais áreas dentro dele.

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS

Sair da versão mobile