Concursos
Concurso Delegado PC GO: 44 vagas para nível superior
Atenção, concurseiros do Brasil! Saiu o edital do Concurso Delegado PC GO. Não obstante, estão sendo oferecidas pelo certame um contingente de 44 vagas para provimento imediato, com o objetivo de preencher o cargo de Delegado Substituto. Surpreendentemente, a remuneração inicial pode ser de até R$23,8 mil. Além disso, a banca organizadora selecionada é o Instituto AOCP. Saiba mais aqui no Informação em Foco.
Concurso Delegado PC GO: inscrições e isenção
As inscrições no Concurso Delegado PC GO deverão ser efetuadas até às 23h59 do dia 20 de outubro de 2022, por meio do site oficial da banca organizadora: www.institutoaocp.org.br. Entretanto, a data máxima para pagamento da taxa de inscrição é no dia 21 de outubro de 2022. Aliás, o valor da taxa é de R$200,00.
Isenção da taxa de inscrição
A isenção da taxa de inscrição é das 09h00min do dia 26 de agosto de 2022 até as 23h59min do dia 30 de agosto de 2022.
Concurso Delegado PC GO: vagas, cargos, requisitos e atribuições
O Concurso Delegado PC GO está oferecendo 44 vagas para o cargo de Delegado Substituto. Confira a seguir quais são os requisitos exigidos e as respectivas atribuições.
Requisitos
- Diploma ou certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior de bacharelado em Direito, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
- Não foi exigido dos candidatos a comprovação de tempo mínimo de exercício de atividade jurídica ou policial.
- Carteira Nacional de Habilitação – Categoria B na posse do cargo.
Atribuições
- instaurar e presidir, com exclusividade, inquéritos policiais, termos circunstanciados de ocorrência e outros procedimentos policiais legais para a apuração de infração penal ou ato infracional;
- exercer atribuições previstas na legislação processual penal de competência da autoridade policial;
- dirigir, coordenar, supervisionar e fiscalizar as atividades logísticas e finalísticas da unidade sob sua direção;
- determinar intimações e, em caso de não comparecimento injustificado, condução coercitiva;
- requisitar a realização de exames periciais e complementares, destinados a colher e resguardar indícios ou provas da ocorrência de infrações penais ou de quaisquer outros exames que julgar imprescindíveis à elucidação do fato investigado;
- representar à autoridade judiciária competente pela decretação de prisões e medidas cautelares e pela
- concessão de mandados de busca e apreensão domiciliar;
- fazer realizar as diligências requisitadas pelo Juízo Penal ou pelo representante do Ministério Público;
- fazer cumprir mandados de prisão expedidos pela autoridade judiciária e outras atividades.
Concurso Delegado PC GO: etapas e provas
O Concurso Delegado PC GO será integrado por oito etapas.
- Prova Objetiva
- Prova Discursiva
- Teste de Aptidão Física
- Avaliação Médica
- Avaliação Psicológica
- Avaliação de Vida Pregressa e Investigação Social’
- Curso de Formação
- Avaliação de Títulos
Prova objetiva
As Provas Objetiva e Discursiva serão realizadas na cidade de Goiânia, Estado de Goiás, podendo acontecer igualmente em cidades vizinhas, no dia 04 de dezembro de 2022.
Disciplinas
- Direito Penal: 12 questões
- Direito Processual Penal: 12 questões
- Legislação Penal e Processual Extravagante: 12 questões
- Direito Constitucional: 12 questões
- Direito Administrativo: 12 questões
- Criminologia e Medicina Legal: 5 questões
- Direito Civil e Empresarial: 5 questões
- Direito Eleitora: 5 questões
- Direito Tributário: 5 questões
- Direito Ambiental: 5 questões
- Direitos Humanos: 5 questões
- Realidade étnica, social, histórica, geográfica, cultural, política e Econômica do Estado de Goiás: 5 questões
- Legislação Estadual: 5 questões
Estrutura da prova
A Prova Objetiva terá 100 questões distribuídas por áreas de conhecimento. Cada questão da Prova Objetiva terá 5 alternativas, sendo que cada questão terá apenas 1 alternativa correta.
Prova discursiva
Contabilizará 16 questões de Conhecimentos Específicos.
Teste de Aptidão Física
A Avaliação de Aptidão Física é composta de testes físicos de realização obrigatória independente do desempenho em cada um deles, a serem realizados nesta ordem:
- Flexão de Braço na Barra Fixa, 3 (três) repetições (para candidatos do sexo masculino);
- Teste Estático de Barra Fixa, 15 (quinze) segundos na posição correta (para candidatas do sexo feminino);
- Impulsão Horizontal, 1,80 metros – para candidatos do sexo masculino e 1,40 metros – para candidatas do sexo feminino;
- Corrida de 12 (doze) minutos – 2.400 metros para candidatos do sexo masculino e 2.000 metros para candidatas do sexo feminino.
Avaliação Médica
A Avaliação Médica, de caráter eliminatório, consistirá na realização de Exame Biométrico, avaliação do estado de saúde e apresentação de exames pelo candidato.
Avaliação Psicológica
A Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório, para fins de seleção de candidatos(as), é um processo sistemático, de levantamento e síntese de informações, com base em procedimentos científicos que permitem identificar aspectos psicológicos do(a) candidato(a) compatíveis com o desempenho das atividades do cargo de Delegado de Polícia Substituto, realizado por força do previsto no art. 3º, inciso II, alínea “a”, da Lei estadual n.º 14.275/2002.
Avaliação de Vida Pregressa e Investigação Social
A Avaliação da Vida Pregressa e Investigação Social, de caráter eliminatório, será de atribuição exclusiva da Polícia Civil do Estado de Goiás, e o candidato não receberá nota, mas sim considerado “recomendado” ou “não recomendado”, para o cargo no qual está inscrito.
Curso de Formação
Serão convocados para o Curso de Formação os candidatos aprovados nas seis primeiras fases deste concurso (Prova Objetiva, Discursiva, Avaliação de Aptidão Física, Aptidão Médica, Avaliação Psicológica e Avaliação da Vida Pregressa e Investigação Social) e classificados dentro do número de vagas oferecidas para o cargo.
Avaliação de Títulos
A Prova de Títulos, de caráter classificatório, será realizada para o cargo de Delegado de Polícia Substituto. Serão aceitos:
- Diploma de curso de pós-graduação em nível doutorado (título de doutor), devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC, na área de direito. Também será aceito certificado/declaração de curso de doutorado na área de direito, desde que acompanhado de histórico escolar;
- Diploma de curso de pós-graduação em nível mestrado (título de mestre), devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC, na área de direito. Também será aceito certificado/declaração de curso de mestrado na área de direito, desde que acompanhado de histórico escolar; e
- Certificado de conclusão de curso de pós-graduação em nível de especialização lato sensu, com carga horária mínima de 360 horas, reconhecido pelo Ministério da Educação, na área de direito.