Carreira

Como ser um MEI de sucesso

Publicado

em

Que não há uma fórmula mágica para o sucesso, isso é verdade. Mas, há fatores que, ao serem combinados, alavancam sua vida na velocidade da luz! Veja os métodos que valem ouro.

Microempreendedor x Autônomo

A dúvida entre ser microempreendedor ou autônomo assola diversos profissionais que querem ter autonomia profissional e independência financeira. Afinal, ambos possuem benefícios incríveis para cada profissional. 

Entretanto, vale lembrar que o microempreendedor é um modelo de CNPJ que pode ter apenas um funcionário que receba salário mínimo ou piso da categoria, pode escolher se irá emitir uma nota fiscal ou não, paga a DAS mensal e tem obrigações com o setor em que está inserido e seus respectivos tributos. 

Enquanto que, o profissional autônomo não possui obrigação de pagar uma DAS, e pode desenvolver tanto um trabalho individual quanto em conjunto com outros autônomos em uma atividade. Por exemplo, atividades de artesanato ou profissional de classe que exerça sua função sozinho. 

Qual é o melhor modelo? Dependerá de suas necessidades. O MEI não só dá obrigações, mas também direitos, como aposentadoria, auxílio-doença, auxílio-férias e etc. O que o torna muito vantajoso.

 Já o profissional autônomo deverá ter planejamento financeiro para que em uma eventualidade não seja afetado e, caso seja importante ter algum benefício, ele deverá contratar para tê-lo.

Você pode conferir aqui como decidir qual é o melhor modelo de trabalho para você. 

Características dos profissionais de sucesso 

Conheça as principais características de um profissional de sucesso.

  • Inovação;
  • Empatia;
  • Flexibilidade;
  • Resiliência; 
  • Coragem; 
  • Motivação e; 
  • Proatividade.

Os profissionais de sucesso em qualquer categoria possuem essas características em comum. Apesar de não ser nenhuma novidade, muitas pessoas deixam passar despercebido e acabam não desenvolvendo mais ainda o que já são, como inovadoras, corajosas e resilientes. 

Dicas para ser um MEI de sucesso

Como dito anteriormente, não há uma fórmula mágica, mas uma série de fatores que ao serem combinados, conseguem trazer mais autonomia profissional. Veja como ser um microempreendedor de sucesso logo abaixo. 

  • Estabeleça seu horário de trabalho;

Definir o seu horário de trabalho fomenta mais organização para desempenhar as suas atividades e orienta os clientes a seguirem o horário estabelecido para ser atendido. 

  • Defina seu tempo de descanso; 

Para oferecer qualidade tanto no produto quanto no serviço é necessário que você tenha o tempo adequado para descansar. O bom descanso aumenta a produtividade, por conta disso não é uma besteira descansar adequadamente. 

  • Organize suas tarefas e atividades;

O que será feito, como e quando faz a diferença com tudo. Por isso, quanto mais cedo organizar desde relatórios e quais sistemas internos irá usar, mais fácil será não perder tempo procurando documentações ou pior, o que esqueceu de fazer e precisa ser entregue. 

  • Faça planejamentos;

Esse é o ponto inicial de sucesso de todo profissional, seja microempreendedor quanto profissional liberal. Faça planejamento financeiro, de atividades, de estoque, de procedimento interno e de marketing. O importante é que quanto mais registrar seus planejamentos, previsões e relatórios, menos dor de cabeça você enfrentará no futuro. 

  • Invista no conhecimento e assertividade; 

Cursos básicos de finanças e investimentos, marketing pessoal e empresarial e atendimento irão ajudá-lo a entender melhor o relacionamento com fornecedores e clientes, bem como com seu fluxo de caixa e capital de giro. 

  • Separe as contas bancárias;

Não utilize a mesma conta bancária para fazer as transações da sua empresa. Ao separar as contas bancárias, menos erros ocorrerão quanto às finanças e você terá maior controle sobre seu fluxo de caixa. 

  • Esteja atento ao calendário anual. 

De pagamentos, de eventos nacionais e internacionais que fazem parte da sua vida empresarial faz a diferença para o seu negócio. 

  • Aposte no que acredita, mas seja realista o suficiente; 

Aposte todas as fichas no que acredita que será um sucesso, mas seja realista o suficiente para se preparar no caso de “dar errado” a tentativa. Por isso, tenha uma reserva financeira e outros métodos corporativos para que não prejudique-se em uma atitude arriscada. 

Agora que você aprendeu tudo isso, basta colocar em prática para conquistar a sua independência financeira e profissional, como também ser um microempreendedor individual de sucesso.

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS

Sair da versão mobile