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Como ser mais produtivo no trabalho: 3 dicas apoiadas pela ciência

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Quer saber como ser mais produtivo no trabalho? Todos nós queremos fazer mais no trabalho – poder ir para nossos fins de semana sem toneladas de tarefas inacabadas e projetos assustadores pairando sobre nossas cabeças.

Mas é o seguinte: ser produtivo nem sempre é fácil. Tudo bem, com toda a honestidade, quase nunca é. Mesmo naqueles dias em que você sente que está executando suas várias tarefas de forma relativamente indolor, você olha para baixo no final do dia de trabalho e percebe que, de alguma forma, sua lista de tarefas é ainda maior do que quando começou.

Como ser mais produtivo no trabalho: 7 dicas apoiadas pela ciência. Fonte da imagem: Pixabay

Como ser mais produtivo no trabalho: 3 estratégias que você deve tentar

Infelizmente, não há nenhuma bala de prata aqui. Não há uma única dica ou truque que permita que você estale os dedos e faça sua lista de tarefas desaparecer e ser mais produtivo no trabalho, por mais que desejássemos.

No entanto, com isso dito, existem algumas estratégias que você pode colocar em jogo para melhorar seu nível de foco e criar um ambiente mais propício para se esforçar e realizar as coisas.

Se você é alguém que está se perguntando como ser mais produtivo no trabalho, confira essas dicas para mostrar à sua lista de tarefas quem é o chefe.

1. Faça pausas

Este parece contra-intuitivo. Se seu objetivo é fazer mais, você não deveria ficar colado ao seu computador até que suas tarefas sejam conquistadas?

Não necessariamente. Na verdade, muitas pesquisas científicas provaram que as pausas realmente o tornam muito mais focado, criativo e produtivo.

Esses tipos de técnicas não apenas incutem um senso de urgência para obter o máximo possível em um determinado bloco de tempo, mas também têm intervalos regulares quando você pode reorientar e recarregar.

COLOQUE ESTA DICA PARA FUNCIONAR: Especialmente se você não está acostumado a fazer pausas, levantar e sair da sua mesa periodicamente não é algo que virá naturalmente para você. Defina um cronômetro ou um lembrete que o incite a se afastar pelo menos uma vez a cada hora.

2. Silencie suas notificações

Você está trabalhando nos slides de uma próxima apresentação quando é notificado de que um novo e-mail chegou à sua caixa de entrada. Você tira sua atenção do seu deck de slides para verificar essa mensagem.

Você volta a trabalhar nessa apresentação, apenas para ouvir seu telefone vibrar com uma mensagem de texto. Claro, você tem que ver quem está entrando em contato. Tudo bem, de volta a esses slides… mas agora você tem uma notificação no Instagram. Soa familiar? As distrações podem rapidamente tirar nossos níveis de produtividade dos trilhos, mas voluntariamente nos cercamos delas regularmente.

A essência disso é que nossos cérebros buscam ativamente novidades – simplesmente, mudanças em nosso ambiente. Então, quando você é notificado de que algo novo e potencialmente empolgante está acontecendo, você está praticamente programado para investigá-lo.

Será muito mais fácil ajustar seu ambiente em vez de mudar fundamentalmente a maneira como seu cérebro está conectado, e o melhor lugar para começar é silenciar suas notificações (sim, todas elas!) Elimine o desejo de verificar repetidamente essas coisas e você pode se surpreender com a quantidade de trabalho focado que consegue realizar.

COLOQUE ESTA DICA PARA FUNCIONAR: Feche essa guia da caixa de entrada no seu navegador. Saia do seu aplicativo de mensagens instantâneas. Desligue o telefone, desligue as notificações ou coloque o dispositivo em outra sala, se necessário. Não se preocupe, esses alertas estarão esperando por você quando você estiver pronto para dedicar alguma atenção a eles.

3. Resista ao desejo de realizar várias tarefas ao mesmo tempo

“Não, não preciso silenciar minhas notificações”, você está pensando agora. “Todo mundo pode ter dificuldades com isso, mas eu sou um campeão multitarefa.” Pense de novo. Ninguém é habilidoso em multitarefa. De fato, a pesquisa provou que o cérebro humano é fisicamente incapaz disso.

Então, se você não está fazendo duas coisas ao mesmo tempo, o que você está realmente fazendo? Você está trocando de tarefas – o que essencialmente significa que você está alternando entre diferentes tarefas em um ritmo rápido. Você não está fazendo isso simultaneamente (apesar do fato de parecer que você está).

Essa mudança frenética (e frequente) de marchas afeta sua produtividade, pois usa mais glicose do seu cérebro – que é a principal fonte de energia do seu cérebro. Estudos recentes mostraram que tentar realizar várias tarefas ao mesmo tempo pode diminuir seus níveis de produtividade em assustadores 40%.

COLOQUE ESTA DICA PARA FUNCIONAR: silenciar suas notificações, fechar as guias do navegador em excesso e remover essa tentação é um excelente ponto de partida. Além disso, desafie-se a se concentrar em apenas uma coisa de cada vez. No segundo em que você sentir vontade de mudar de direção, use uma dica bem conhecida de James Clear e diga em voz alta o que está prestes a fazer. Isso geralmente é suficiente para pará-lo em suas trilhas.

Fonte/Crédito: Go Skills

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