Carreira
Como se sentir melhor, mais feliz, mais desperto e mais confiante no trabalho
lembra como você se sentiu no primeiro dia de seu excitante novo emprego? Se esse brilho se desvaneceu, você pode estar sofrendo de esgotamento ou apagão no local de trabalho. O que é blecaute? Embora o esgotamento seja extremo o suficiente para deixá-lo totalmente esgotado, o esgotamento pode ser uma queda assustadora em sua energia e motivação – dificultando a realização do trabalho.
Burnout não prejudica apenas o desempenho no trabalho; pode afetar a saúde e alterar a função cerebral. Felizmente, existem técnicas para aumentar a motivação sem mudar de emprego.
Dicas para se sentir melhor, mais feliz e confiante no trabalho
Confira a seguir dicas para se sentir melhor, mais feliz e confiante no trabalho.
1. Não deixe as minúcias te derrubarem
Ao lidar com a rotina diária, às vezes tudo o que você consegue pensar é no próximo relatório a ser arquivado. Muitas vezes, podemos ser pegos e sobrecarregados pelo estresse do dia-a-dia e podemos nos desconectar do propósito maior do que estamos fazendo.
Veja o quadro maior – e se você não sabe o que é, descubra. Conecte-se ao objetivo maior do trabalho, seja encantar os clientes, inovar novos produtos, superar as metas do ano passado ou – mais pessoalmente – atender sua família.
2. Torne-se um buscador
Você passa a maioria dos dias em tarefas chatas? Tente pedir um pouco mais de trabalho que lhe interesse. Os chefes geralmente ficam felizes se você toma a iniciativa, oferecendo-se para ajudar e compartilhar seus talentos.
Mesmo que pareça contra-intuitivo, a melhor maneira de voltar ao ritmo pode ser assumir um novo projeto. Ao fazer um tipo diferente de resolução de problemas, você pode usar seu cérebro de uma maneira diferente.
Quais projetos você deve buscar? Depende do que te inspira. Descubra se você pode participar da grande apresentação se gosta de falar em público ou peça para ser um mentor se gosta de ajudar os outros. A parte crítica é descobrir o que te deixa animado e pedir, ou encontrar maneiras de fazer isso acontecer.
3. Coloque seus talentos para trabalhar
Se você passa a maior parte de seus dias fazendo coisas boas, o trabalho fica muito melhor – então peça tarefas que combinem com suas habilidades.
Conheça seus pontos fortes e procure oportunidades para usá-los mais. Você provavelmente vai gostar mais do trabalho, obter um ótimo feedback e ter mais impacto. Se você é ótimo em conversar com os clientes, peça mais tempo presencial.
Melhor ainda, desenvolva mais habilidades por meio de educação e treinamento para que você tenha mais talentos. Melhorar o que você faz significa que você tem que fazer menos trabalho pesado.
4. Pratique a elaboração do trabalho
Quando seu estilo de trabalho e suas tarefas são incompatíveis, o esgotamento é inevitável, mostram estudos.
Por exemplo, se você prospera na socialização, mas não tem oportunidades de colaborar, pode se sentir frustrado e insatisfeito. Para corrigir o problema: Crie seu trabalho para atender às suas preferências. Em vez de trabalhar em relatórios individuais, converse com colegas de trabalho sobre a formação de equipes.
Examine onde você está gastando a maior parte do seu tempo e procure maneiras de mudar algumas das tarefas que você não gosta do seu prato e maneiras de assumir mais responsabilidades que fazem você se sentir orgulhoso do que está fazendo. Talvez você precise se voluntariar para ajudar com tarefas que estão fora da descrição do seu trabalho.”
5. Encontre seu clã
Ter bons amigos melhora seu trabalho. As pesquisas mostram claramente que o fator mais importante relacionado à satisfação no trabalho é seu relacionamento com seus colegas de trabalho. Quando você trabalha com uma equipe que gosta, respeita e se preocupa com você, tudo o que você faz parecerá mais significativo e prazeroso.
Fonte/Crédito: MIC