Carreira

Como pedir demissão imediata sem perder os direitos: aprenda como sair do seu emprego

Publicado

em

Se quer entender como pedir demissão imediata sem perder os direitos, fique com a gente até o final do artigo!

Logo, você vai entender os cuidados e principalmente os passos que deve seguir para sair do seu trabalho com todos os benefícios possíveis. Com isso, evitar ser prejudicado no processo de saída, ou de mudança de trabalho.

Além disso, vale lembrar que existe o lado da empresa nesse processo que sempre vai querer evitar o maior desperdício de recursos. Dessa forma, mostraremos todos esses lados para aprender como sair do trabalho da melhor maneira!

Contudo, antes, mostraremos os principais tipos de demissão que têm disponível de acordo com a legislação do CLT, são elas:

Rescisão indireta

A rescisão indireta é quando o funcionário pede demissão por conta da quebra de um dos itens do contrato. Um dos exemplos é em casos de assédio moral, sexual e físico que pode resultar em indenização por parte da empresa.

Além disso, existe a demissão por justa causa, que também tem quebra de partes do contrato, dessa vez do trabalhador. Porém, mesmo assim, o empregado ainda recebe alguns benefícios do Governo, são eles:

  • Saque do FGTS;
  • Multa do FGTS de 40%.

Pedido de demissão com aviso prévio

O aviso prévio é o prazo de 30 dias que o empregador utiliza para encontrar outra pessoa para o lugar do funcionário que quer se demitir. Assim, com antecedência a empresa pode preparar a saída e principalmente a passagem de função de um trabalhador para outro.

Logo, é importante o empregado formalizar o seu pedido através de um documento e mandar para o RH de sua empresa. Com isso, ele pode optar por cumprir o aviso prévio de 30 dias ou indenizar o valor para o empregador.

Vale ressaltar que as previsões da demissão com aviso prévio estão nos artigos 487 a 491 da Consolidação das Leis do Trabalho. E também nos artigos 7º inciso XXI da Constituição  88.

Demissão de comum acordo

A demissão em comum acordo é como o nome diz, existe um acordo entre ambas as partes para acontecer a demissão. Ela está prevista na Lei 13.417\2017 e promove regras para acontecer essa quebra de contrato entre as partes.

Além disso, está em formato novo esse tipo de demissão que evita muitos tipos de fraudes, especialmente do FGTS. Logo, se o funcionário decidir não abrir mão do FGTS poderá receber também metade da sua multa do fundo.

Agora, mostraremos como solicitar a demissão de maneira imediata, entendendo todos os passos que deve tomar.

Como pedir demissão imediatamente? 

O trabalhador que decidir se demitir e ir embora imediatamente pode perder o direito do aviso prévio. Por isso, é fundamental que haja uma comunicação do que pode ser feito tanto para o bem da empresa e principalmente do trabalhador.

Para que o trabalhador saia pela porta da frente, algumas dicas importantes:

  • Conversar com o seu chefe de maneira aberta;
  • Formalizar o seu pedido no RH;
  • Entender os seus direitos;

Além disso, existem alguns direitos que o trabalhador possui quando se demite sem justa causa:

  • Salário proporcional ao tempo trabalhado no mês;
  • 13º proporcional ao tempo trabalhado na empresa;
  • Férias proporcionais ao tempo trabalhado na empresa;
  • Férias vencidas.

Contudo, o trabalhador perde com a demissão imediata:

  • Aviso prévio;
  • Seguro-desemprego;
  • Saque do FGTS.

Portanto, é importante entender como fazer para ter uma estratégia para perder o mínimo possível dos seus direitos. Sempre indo em direção ao melhor para ambas as partes, especialmente, para o empregado.

A mais interessante sempre vai ser a demissão de comum acordo para que ambos os lados tenham seus interesses supridos. Então, tente iniciar as conversas com os responsáveis o quanto antes.

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS

Sair da versão mobile