Carreira
Como entrar para Polícia Federal: Aprenda o passo a passo para entrar na carreira
A carreira de policial federal tem ganhado cada vez mais destaque no mercado brasileiro impulsionado por diversos fatores. Hoje, mostraremos como você pode ingressar na Polícia Federal te mostrando o passo a passo!
Entrar para a Polícia Federal tem sido o sonho de cada vez mais pessoas por conta da alta remuneração, da estabilidade e também pela carreira atrativa. O ingresso nessa vida profissional acontece através de concurso público, logo, é necessário ter dedicação e foco para conseguir entrar na carreira.
Então, se quer conhecer mais sobre o caminho para se tornar um policial federal, continue com a gente até o final do artigo!
Carreira na Polícia Federal
Uma das características da PF é que ela oferece aos candidatos uma oportunidade de seguir carreiras em diferentes áreas dentro da polícia. Com isso, o candidato pode se inscrever para áreas de psicologia, engenharia, arquiteturas entre outras.
Além disso, o policial federal pode atuar diretamente na emissão de passaporte e investigações de crimes. Portanto, pode atuar em diferentes áreas dentro da vida profissional na Polícia Federal.
A realidade é que a polícia federal enfrenta no seu cotidiano atividades de interesse de ordem pública federal. Por isso, o profissional pode atuar em diferentes atividades como:
- Combater contrabando;
- Combater terrorismo;
- Combater o tráfico de drogas;
- Fiscalizar patrimônios históricos;
- Investigar violações de direitos humanos;
- Investigar violações cibernéticas e etc.
Quem pode fazer o concurso da Polícia Federal?
O concurso público para ser policial federal exige aprovação em etapas diferentes do processo. Contudo, além de atender requisitos mínimos nas provas é necessário responder algumas exigências antes mesmo de começar:
- Idade mínima de 18 anos;
- Nacionalidade brasileira ou portuguesa;
- Aptidão física e mental;
- Boa conduta social;
- Obrigações eleitorais em dia;
- Nível de escolaridade compatível com o cargo disputado, que pode ser da carreira policial – que exige diploma de nível superior – ou da carreira administrativa;
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH), em categoria B (no mínimo), para candidatos à carreira policial.
Além disso, você pode conseguir conquistar esses quesitos até a data da prova, sendo assim, você pode correr atrás para conseguir cumprir.
Como é o concurso da PF?
Os concursos que a polícia federal abre sempre tem diversas fases e cada uma delas exige um preparo para ser aprovado. Os testes passam da parte física, mental e também acadêmica, os principais são:
- Prova objetiva (questões de múltipla escolha) e discursiva (redação);
- Teste de aptidão física;
- Avaliação médica;
- Avaliação psicológica;
- Investigação social (avaliação de antecedentes e da conduta social de cada candidato).
Após aprovação de todas as etapas o candidato é convocado a participar do curso de formação que também pode eliminar do processo. Essa formação dura seis meses e possui aulas e treinamentos em período integral para o candidato entender como funciona a rotina do policial federal.
Além disso, você pode ter formações específicas dependendo da sua área de atuação dentro da Polícia Federal. Logo, ter uma formação que tenha provas mais voltadas para a área em que vai atuar dentro da PF.