Carreira

Comércio Exterior: Como iniciar essa carreira tendo destaque profissional

Publicado

em

O comércio exterior é uma profissão relacionada à operação de vendas e compras de produtos entre países diferentes. um exemplo, é quando o Brasil tenta comprar matéria-prima ou insumos de outros países e precisa de uma intermediação para que essa exportação aconteça.

Atualmente, é uma das profissões com maior destaque dentro do mercado brasileiro, por isso, resolvemos abordar um pouco mais dela por aqui. Dessa forma, você consegue entender quais são as características mais comuns para ter sucesso dentro dessa vida profissional.

Com isso, consegue saber os aspectos para ter sucesso e aumentar sua chance dentro desse mercado de trabalho. Então, se quer saber como iniciar a carreira de destaque no comércio exterior, continue com a gente até o final!

A carreira em Comércio Exterior

Quem procura entender mais sobre a carreira para começar dentro da área de comércio exterior com algum destaque preciso entender um pouco mais sobre o cotidiano dessa vida profissional.

A graduação em Comércio Exterior pode ser feita através do curso tecnólogo, com formação em até quatro semestres. Além disso, existem pessoas que realizam esse curso na pós-graduação oriundos do curso de administração e também economia.

O cotidiano dessa profissão depende muito do setor da empresa em que o funcionário trabalha diretamente. Algumas das atividades mais comuns dentro da carreira são: 

  • Importação;
  • Exportação;
  • Transações cambiais;
  • Despacho e legislação aduaneira;
  • Prospecção e pesquisa de mercados;
  • Definição de planos de ação;
  • Negociação e execução de operações legais;
  • Contratos;
  • Logística internacional;
  • Controle do fluxo de embarque e desembarque de produtos.

Começo da carreira

O profissional formado em Comércio Exterior pode trabalhar em algumas atividades específicas dentro de instituições financeiras empresas de Logística em indústrias e também no comércio.

Ela é uma atividade que exige desse profissional conhecimentos em Direito, matemática, legislação e principalmente economia. Além disso, o trabalhador precisa entender sobre as relações internacionais para facilitar o processo de importação e exportação dos produtos.

Uma das formas mais interessantes de entrar nesse mercado é através de estágios ou trabalhar como trainee para entender melhor o contexto da carreira. Existem muitas empresas dispostas a dar essas oportunidades a recém formados e dar continuidade na carreira para se tornarem analistas.

Com isso, o formado após os estágios iniciais do trabalho pode ser contratado como analista júnior, passando para analista pleno e indo para analista sênior. Dessa forma o profissional pode chegar até mesmo ao cargo de diretor com tempo e experiência na função.

Outro fator super importante é conhecer outro idioma, principalmente, o inglês que é uma língua mais fácil de ser encontrada nesses tipos de negociações. Existem muitos contratos nesse ramo que são feitos totalmente em inglês e isso pode ser um dos aspectos fundamentais para ter sucesso dentro da empresa.

Outro idioma que é muito falado que também pode te dar mais vantagem profissional é o espanhol que também possui muitos contratos. Especialmente, com negociações em países da América Latina que possuem o idioma como sua língua materna. Além do Brasil ser um dos que mais faz negócios, pela proximidade geográfica.

 

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS

Sair da versão mobile