Carreira
Característica do perfil de um gestor de sucesso
Já parou para se perguntar como deveria ser o perfil de um gestor? Saber sobre isso é de grande importância para quem quer gerir uma empresa ou contratar uma pessoa para o cargo. E por isso, separamos neste post as principais características de um gestor de sucesso.
Por que isso é importante?
O cargo de gestão está entre os mais altos de uma empresa, uma vez que será o gestor que vai estar encarregado, principalmente, pela formação de equipes. Logo, saber as características essenciais que a profissão exige é essencial. Isso porque, o gestor vai estar diretamente ligado com os resultados de sua equipe. Logo, uma gestão ruim terá resultados ruins também.
Agora que você já sabe a importância de ter um gestor capacitado, vamos destacar as principais características desse perfil. Assim, você poderá identificar se você ou outra pessoa se enquadra na profissão. Continue lendo para conferir.
Perfil de Liderança
E vamos começar pela característica mais importante. Ter um perfil de liderança é essencial para atuar na profissão. Mas como é um perfil de liderança? Bom, essa característica é formada por diversas. É válido ressaltar também que o líder atual é bem diferente daquele perfil antigo. Nos tempos passamos, um líder estava diretamente ligado a uma pessoa autoritária, que dava ordens, bem como era muito exigente. No entendo, com o passar dos anos, isso foi mudando. Atualmente, o líder está mais ligado com os seus colaboradores.
Sendo assim, hoje, é exigido:
- Influencia: a capacidade de persuadir e motivar os funcionários é essencial. Pois o lidar induzirá a sua equipe a alcançar um certo objetivo. Sem necessariamente usar uma forma de linguagem autoritária. Como também ,é importante mantê-los motivados para realizarem as tarefas.
- Controle emocional: é necessário ter a inteligência de controlar o emocional em momentos de estresse e frustrações.
- autoconfiança: ter confiança em si mesmo e saber suas capacidades, como também fragilidades.
Boa comunicação
A comunicação interpessoal é importante em diversas profissões. E quando o assunto é gestão, isso não muda. Saber se comunicar de forma direta e eficaz é um grande diferencial. E essa característica é o conjunto de diversas. Como ter uma escuta ativa, adequação da linguagem, coerência e objetividade. Além disso, esse profissional deve ser um bom ouvinte também. Sendo assim, uma pessoa que tem boa comunicação deve ser objetiva e clara. Pois a forma de comunicação deve se adequar a cada contexto e pessoa, bem como deve ser inclusiva.
Visão estratégica
Para uma gestão é essencial ter uma visão estratégica. Visto que essa habilidade é usada para diversas áreas. Saber a melhor forma de montar uma equipe de acordo com objetivo, se englobam nesta característica. Também usar o pensamento analítico e lidar com gerenciamento de riscos.
Capacidade de resolver problemas
Esse profissional vai estar lidando diariamente com diversos problemas. Logo, saber a forma correta de solucioná-los é outro diferencial. Já que, em uma empresa para cada problema há uma forma diferente de atuar. Assim, o gestor tem que se adaptar para cada ocasião. Como também, deve ser cauteloso em cada ação realizada.
Agir sob pressão
Os desafios são inúmeros e são acompanhados de exigências. Sendo assim, saber trabalhar sob pressão deve estar incluída no perfil. Já que uma pessoa que não consegue agir em momentos de pressão, acaba não resolvendo nada e até mesmo piorando a situação. Ser calmo e controlado, nesses momentos, é importante para saber solucionar os desafios.
Essas foram as principais características que destacamos para você identificar um gestor de sucesso. Lembrando, esse profissional faz um grande diferencial para os resultados da sua empresa. Logo, fazendo uma boa escolha, estará rumo ao sucesso.