Carreira

Aumento do número de autônomos no Brasil

Publicado

em

A pandemia está durando quase dois anos no Brasil e mudou muitas coisas por aqui, principalmente a nossa economia. Logo, um dos efeitos foi o aumento do número de autônomos no Brasil.

 

De acordo com os números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, feita pelo IBGE de setembro, o número atingiu recorde de quase 25 milhões. Isso foi um reflexo direto da pandemia que causou um alto número de desemprego também. Isso significa um crescimento de 4,2% comparado ao mesmo trimestre deste ano e corresponde a ⅓ dos trabalhadores ativos no mercado. Ao todo foram registradas mais de 1 milhão de empresas novas. Por isso, iremos mostrar algumas dicas para não quebrar e ter lucro como autônomo e principalmente organizar sua vida financeira.

Saiba o seu orçamento

Saber o seu orçamento é fundamental, especialmente autônomos para organizar sua vida financeira. Portanto, é necessário saber todo fluxo que entra e quais saem da sua conta, anotando sempre as despesas e gastos diários e mensais. Além disso, ter esse controle ajuda se precisar cortar gastos em situações delicadas como durante a pandemia.

Tenha uma reserva de emergência

Reserva de emergência é uma das chaves para sobreviver em qualquer situação, principalmente em dificuldades financeiras. Logo, autônomos de sucesso precisam criar essa segurança para não passarem sufoco.

Além disso, ter mais segurança traz mais tranquilidade em momentos conturbados no negócio ou no ambiente. Com isso, o negócio fica mais protegido contra situações graves financeiras como a pandemia. Por isso, um bom caminho é guardar ao menos 10% de todas as receitas para futuras emergências que possam acontecer.

Planejamento a longo prazo

Muitos autônomos pensam mês a mês e isso pode ser um erro, principalmente para enfrentar situações graves. Além disso, ninguém sabe quando vão surgir imprevistos, a pandemia foi um caso que pegou muitos empreendedores e autônomos desprevenidos. Então, é importante pensar a longo prazo para não sofrer com perdas de dinheiro e do próprio negócio. Pensar a longo prazo é uma estratégia que garante vida ao negócio em determinadas situações adversas.

Por isso, além da reserva de emergência, você pode criar estratégias de crescimento a longo prazo, principalmente acima de 6 meses para seu negócio. Isso ajuda também a controlar melhor seu fluxo de caixa e lidar melhor com dinheiro que entra em caixa.

Use uma conta digital

Ter um controle melhor do fluxo de caixa quando recebemos dinheiro em espécie por ser um problema para muitos autônomos. Sempre surgem dívidas e problemas que pedem nossa atenção no agora e consomem tempo, energia e dinheiro do nosso negócio.  Por isso, ter uma conta digital em algum banco pode ajudar porque facilita primeiro o controle de tudo o que entra. Ter em uma tela todo dinheiro que entra fica mais fácil entender de onde veio e para onde foi o dinheiro.

Além disso, fica mais simples direcionar o dinheiro para reserva e outros investimentos, criar notas de pagamento e outras vantagens. Então, tente procurar bancos digitais que sejam mais fáceis de usar e principalmente respondam bem suas necessidades do negócio.

Tenha clientes reservas

Autônomos que têm que ficar sempre preocupados com clientes se torna um problema, especialmente quando depende de conseguir clientes todo mês. Por isso, é importante sempre ter clientes reservas para não depender apenas de algumas pessoas.

Logo, essa é uma boa dica para enfrentar crises, por exemplo. Tendo uma carteira de clientes maior é possível lidar melhor com problemas futuros que afetam inclusive seus clientes. Portanto, tenha uma fonte, um canal onde possa conseguir mais clientes para seu negócio é uma ótima dica.

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS

Sair da versão mobile