Carreira
Aprenda a fazer networking de maneira mais eficiente
Muitas pessoas acreditam que fazer networking durante uma busca de emprego significa ligar para todo mundo e pedir um emprego. As pessoas associam o networking a ser insistente e arrogante. Algumas pessoas tendem a se esconder do networking porque não querem ser rotuladas como esse tipo de pessoa. Networking é uma via de mão dupla, é uma maneira de conhecer melhor alguém e encontrar maneiras de ajudá-lo e como você pode ajudá-lo em troca.
A importância de saber fazer networking
Inegavelmente, saber como fazer networking é algo que influenciará positivamente não apenas o seu desempenho e resultado dentro do seu trabalho atual, como também ser espetacular caso você vá trabalhar em outra empresa ou, se for autônomo, aventurar-se em novos mercados ou novos ramos.
Confira a seguir dicas para construir um bom network.
Não fique pedindo desculpas
Introvertidos e networkers inexperientes tendem a se desculpar quando pedem ajuda porque acreditam que o networking é uma imposição e não um exercício de construção de relacionamento.
“Eles sentem que estão pedindo um favor”, diz Sarikas. “Eles não acham que valem o tempo de outra pessoa, então pedem desculpas por pedir isso.”
Pedir desculpas faz você parecer um novato. Pare com isso. Demonstra falta de profissionalismo e confiança. Você não precisa se desculpar por pedir ajuda. Você não precisa se desculpar por querer saber mais sobre a pessoa com quem está falando. A expectativa com o networking é que um dia você estará em condições de retribuir o favor que está pedindo agora. Acredite em si mesmo.
Tenha sempre um sorriso no rosto
Sorrir! “Esta é uma regra tão simples e básica, mas as pessoas simplesmente não pensam nisso”, diz Peter Handal, presidente, CEO e presidente da Dale Carnegie & Associates. (Dale Carnegie escreveu o livro sobre networking em 1936 com Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas.)
A cara fechada – ou qualquer expressão facial séria – é proibitivo. As pessoas são muito mais propensas a gostar de uma pessoa que diz bom dia com um sorriso largo do que de um rabugento que franze a testa um olá. Você não precisa andar por aí parecendo um palhaço maníaco – apenas ilumine sua expressão e sorria ao dizer olá.
Capte o timing da interação
Andar até um grupo já envolvido em uma conversa animada e participar pode ser intimidante. Mesmo que você se sinta atraído pela discussão, entrar nela requer alguma arte. Não se intrometa e deixe escapar uma opinião. Isso pode causar uma primeira impressão ruim e matar o fluxo da conversa. A melhor maneira de facilitar seu caminho sem causar ondas é sorrir e ouvir por alguns momentos para entender a essência da conversa.
Depois, quando houver uma brecha, faça uma pergunta ao grupo. Você constrói sua credibilidade fazendo uma pergunta. Bônus: para uma pessoa tímida, fazer uma pergunta pode ser muito mais fácil do que iniciar um discurso ou compartilhar uma opinião.
Ouça para ser ouvido é essencial para fazer networking
Um dos pontos mais profundos que Carnegie fez em “Como Fazer Amigos” foi que todo mundo adora falar sobre si mesmo. Para uma pessoa tímida, mais do que para um extrovertido, isso é ouro em como fazer networking. Muitas pessoas não ouvem quando os outros falam: eles podem estar quietos, mas estão apenas esperando uma chance de falar novamente. Se você é tímido, ouvir é mais fácil do que falar.
Portanto, torne-se um bom ouvinte. Não ignore a conversa. Não espere com medo o momento em que você terá que falar. Ouvir. Se você deixar as pessoas discutirem suas experiências e opiniões – e ouvir com interesse sincero – elas se lembrarão de que tiveram uma ótima conversa com você. E você não precisava falar muito.
Fonte/Crédito: Cio