Carreira
Aprenda a evitar a Síndrome de Burnout, doença ocupacional do trabalho.
A síndrome de Burnout só foi considerada uma doença recentemente pela Organização Mundial de Saúde e, apesar do nome ser conhecido, poucos conhecem o que ela é e como é adquirida. Veja os detalhes logo abaixo.
Entenda o que é Síndrome de Burnout
A Síndrome de Burnout é chamada também de Síndrome de Esgotamento Profissional é um distúrbio emocional que possui sintomas de exaustão extrema, estresse e também esgotamento físico.
Veja o que causa a Síndrome de Esgotamento Profissional
A síndrome de Burnout ou de Esgotamento Profissional é causa de um ambiente de trabalho desgastante que gera muita competitividade e responsabilidades, o que expõe os colaboradores a constantes conflitos por conta da alta competitividade entre colaboradores e também com as atividades desempenhadas.
A exposição de uma pessoa a longo período de estresse não torna a rotina “tranquila”, ao contrário, traz mais exaustão por conta de exigir uma constante energia e, mesmo com essa disposição, o colaborador fica ainda mais exausto diante da falta de respeito para consigo mesmo e também de auxílio para desempenhar adequadamente suas tarefas.
O colaborador que adquire a síndrome de Burnout, é aquele colaborador que diz “sim” para todas as tarefas que são citadas e vai adquirindo além do que é proposto não só para seu cargo, mas também com o que é adequado para sua jornada diária de tal forma que é preciso realizar horas extras ou levar trabalho para casa, para então conseguir dar conta de tudo.
Mas, mesmo com isso, o colaborador com a síndrome passa a não saber descansar ou até mesmo, só pensar no trabalho do dia seguinte.
Aprenda a evitar a Síndrome de Burnout
Agora que você entendeu o que é a Síndrome de Esgotamento Profissional, confira como evitar o desenvolvimento dessa doença ocupacional adquirida comumente no trabalho.
- Conheça os sinais;
Ao primeiro sinal reconhecido, procure um profissional adequado e de sua confiança para obter um diagnóstico ou acompanhando precoce sobre o que pode estar acontecendo. Melhor precaver do que entrar em prejuízo!
- Comunique-se claramente;
Ter comunicação em casa, com os colegas de trabalho e superiores é fundamental para conseguir evitar o desenvolvimento da Síndrome. Fale e estabeleça uma comunicação clara e eficiente para que possa ser compreendido e consiga resolver seus problemas e eventuais dúvidas ou acontecimentos.
- Estabeleça prioridades;
Não pegue todas as tarefas do dia ou do mês para fazer em uma única jornada de trabalho. Estabeleça quais são suas metas e prioridades, o que deve ser feito imediatamente e o que pode ser feito posteriormente. Caso seja necessário, delegue as atividades “menos importantes” para outra pessoa para que consiga manter o foco nas prioridades.
- Organize sua rotina e tarefas;
Anote em algum aplicativo gerenciador de tarefas ou em um caderno as tarefas que precisam ser feitas e seus respectivos prazos. A organização de sua rotina otimiza o seu tempo e garante mais produtividade durante a execução dela, por isso não demore por fazer isso.
- Identifique o que causa estresse;
Qual tarefa é a que lhe deixa com os nervos a flor da pele? Reflita sobre isso. É apenas uma tarefa ou um conjunto de tarefas que não permite que você fique tranquilo? Ao identificar qual é o seu gatilho de estresse, deixe anotado e busque apoio para conseguir lidar com ela ou se livrar da mesma.
- Cumpra apenas sua jornada de trabalho;
Não leve trabalho para casa. Consiga separar-se da rotina do trabalho ao chegar o fim do expediente e estar dentro de casa. Caso não consiga desvencilhar-se do trabalho, então busque ajuda profissional para isso.
- Estabeleça limites e aprenda a dizer não;
Defina limites para o que deve, como e o que é para ser feito. Saiba dizer não para não acumular tarefas e, principalmente, executar adequadamente as atividades que já estão em seu controle.
- Conte com uma rede de apoio.
Fale com as pessoas e profissionais de sua confiança sobre seus sentimentos, pensamentos e rotinas de forma que possa contar com o apoio deles para superar a fase difícil. Formar uma rede de apoio significa ter ao seu dispor, pessoas dispostas a te ajudar a superar o que está acontecendo.
O papel das empresas para evitar essa síndrome está na constante análise de como está seu ambiente organizacional e também as expectativas de seus colaboradores.
Por isso, os profissionais de Recursos Humanos e demais áreas estão focados em ter cuidado com seu capital humano, afinal, quanto mais felizes e dispostos os colaboradores estiverem, melhores serão os resultados da empresa.
É uma via de mão dupla a parceria no trabalho, portanto, esteja atento aos sinais e a qualquer indício da Síndrome de Esgotamento Profissional, busque ajuda profissional.