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Aprenda a evitar a Síndrome de Burnout, doença ocupacional do trabalho.

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A síndrome de Burnout só foi considerada uma doença recentemente pela Organização Mundial de Saúde e, apesar do nome ser conhecido, poucos conhecem o que ela é e como é adquirida. Veja os detalhes logo abaixo.

Síndrome de Burnout

Entenda o que é Síndrome de Burnout

A Síndrome de Burnout é chamada também de Síndrome de Esgotamento Profissional é um distúrbio emocional que possui sintomas de exaustão extrema, estresse e também esgotamento físico.

Veja o que causa a Síndrome de Esgotamento Profissional

A síndrome de Burnout ou de Esgotamento Profissional é causa de um ambiente de trabalho desgastante que gera muita competitividade e responsabilidades, o que expõe os colaboradores a constantes conflitos por conta da alta competitividade entre colaboradores e também com as atividades desempenhadas.

A exposição de uma pessoa a longo período de estresse não torna a rotina “tranquila”, ao contrário, traz mais exaustão por conta de exigir uma constante energia e, mesmo com essa disposição, o colaborador fica ainda mais exausto diante da falta de respeito para consigo mesmo e também de auxílio para desempenhar adequadamente suas tarefas.

O colaborador que adquire a síndrome de Burnout, é aquele colaborador que diz “sim” para todas as tarefas que são citadas e vai adquirindo além do que é proposto não só para seu cargo, mas também com o que é adequado para sua jornada diária de tal forma que é preciso realizar horas extras ou levar trabalho para casa, para então conseguir dar conta de tudo.

Mas, mesmo com isso, o colaborador com a síndrome passa a não saber descansar ou até mesmo, só pensar no trabalho do dia seguinte.

Aprenda a evitar a Síndrome de Burnout

Agora que você entendeu o que é a Síndrome de Esgotamento Profissional, confira como evitar o desenvolvimento dessa doença ocupacional adquirida comumente no trabalho.

  • Conheça os sinais;

Ao primeiro sinal reconhecido, procure um profissional adequado e de sua confiança para obter um diagnóstico ou acompanhando precoce sobre o que pode estar acontecendo. Melhor precaver do que entrar em prejuízo!

  • Comunique-se claramente;

Ter comunicação em casa, com os colegas de trabalho e superiores é fundamental para conseguir evitar o desenvolvimento da Síndrome. Fale e estabeleça uma comunicação clara e eficiente para que possa ser compreendido e consiga resolver seus problemas e eventuais dúvidas ou acontecimentos.

  • Estabeleça prioridades;

Não pegue todas as tarefas do dia ou do mês para fazer em uma única jornada de trabalho. Estabeleça quais são suas metas e prioridades, o que deve ser feito imediatamente e o que pode ser feito posteriormente. Caso seja necessário, delegue as atividades “menos importantes” para outra pessoa para que consiga manter o foco nas prioridades.

  • Organize sua rotina e tarefas;

Anote em algum aplicativo gerenciador de tarefas ou em um caderno as tarefas que precisam ser feitas e seus respectivos prazos. A organização de sua rotina otimiza o seu tempo e garante mais produtividade durante a execução dela, por isso não demore por fazer isso.

  • Identifique o que causa estresse;

Qual tarefa é a que lhe deixa com os nervos a flor da pele? Reflita sobre isso. É apenas uma tarefa ou um conjunto de tarefas que não permite que você fique tranquilo? Ao identificar qual é o seu gatilho de estresse, deixe anotado e busque apoio para conseguir lidar com ela ou se livrar da mesma.

  • Cumpra apenas sua jornada de trabalho;

Não leve trabalho para casa. Consiga separar-se da rotina do trabalho ao chegar o fim do expediente e estar dentro de casa. Caso não consiga desvencilhar-se do trabalho, então busque ajuda profissional para isso.

  • Estabeleça limites e aprenda a dizer não;

Defina limites para o que deve, como e o que é para ser feito. Saiba dizer não para não acumular tarefas e, principalmente, executar adequadamente as atividades que já estão em seu controle.

  • Conte com uma rede de apoio.

Fale com as pessoas e profissionais de sua confiança sobre seus sentimentos, pensamentos e rotinas de forma que possa contar com o apoio deles para superar a fase difícil. Formar uma rede de apoio significa ter ao seu dispor, pessoas dispostas a te ajudar a superar o que está acontecendo.

O papel das empresas para evitar essa síndrome está na constante análise de como está seu ambiente organizacional e também as expectativas de seus colaboradores.

Por isso, os profissionais de Recursos Humanos e demais áreas estão focados em ter cuidado com seu capital humano, afinal, quanto mais felizes e dispostos os colaboradores estiverem, melhores serão os resultados da empresa.

É uma via de mão dupla a parceria no trabalho, portanto, esteja atento aos sinais e a qualquer indício da Síndrome de Esgotamento Profissional, busque ajuda profissional.

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