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Aprenda a desenvolver a boa comunicação em poucos passos
Desenvolver uma boa comunicação pode ser uma tarefa difícil em meio a tantos contratempos, interrupções e até mesmo timidez; mas não é uma coisa impossível. É através da boa comunicação que você conseguirá melhores resultados em suas relações. Confira!
O que é comunicação
A comunicação é um processo pelo qual uma pessoa entra em contato com a outra através de ideias, fatos, pensamentos, comportamentos e expressões, esperando que o outro dê uma resposta, seja em forma de opinião, atitude ou comportamento.
A comunicação está presente em todos os meios de relacionamento, afinal, ela não utiliza necessariamente apenas um veículo de emitir mensagem, mas várias.
Vale informar aqui sobre a comunicação empresarial que é uma ferramenta estratégica utilizada pelas empresas para conseguir alcançar objetivos como o aumento de credibilidade, a melhoria da imagem da empresa e também a ampliação dos resultados de vendas.
Vantagens
A boa comunicação traz vantagens em grandes escalas, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. Utilizada de forma eficaz, traz resultados incríveis como:
- Melhor desempenho;
Tanto na vida profissional através de reuniões, eventos e a comunicação com colegas de trabalho, quanto na vida pessoal que acarreta no fortalecimento de sua autonomia e relacionamentos.
- Equipe mais unida;
Para desempenhar atividades, solucionar um problema ou até mesmo discutir ideias para um novo projeto. É através da comunicação que será possível alcançar resultados satisfatórios, por isso investir nela nunca será perda de tempo ou dinheiro.
- Evita mal-entendidos;
Enfrentar problemas ocasionados pela ausência de comunicação é um verdadeiro pesadelo. Não só por conta do mal-entendido, mas por causa do retrabalho de passar toda a informação de forma mais clara e, é claro, esclarecer o mal-entendido. O que pode parecer algo pequeno, termina ocasionando uma grande rede de desentendimentos. Por isso, a vantagem de uma comunicação efetiva e clara é evitar o mal-entendido pela raiz.
- Melhor organização das tarefas;
Delegar tarefas não diz respeito apenas a estar atento à organização e evitar sobrecarga aos colaboradores, mas também a como você se comunica para conseguir delegar sem conflitos as tarefas do setor e da casa.
Como desenvolver a boa comunicação
Apesar de parecer algo natural comunicar-se uns com os outros, na verdade, não é. Cada pessoa é tão única que sua linguagem de se comunicar e expressar, também é! Por isso, é comum que os “tímidos” tenham algumas dificuldades em apresentações, trabalho em grupo ou até mesmo desenvolver amizades. Por isso, confira as dicas para conseguir alcançar uma boa comunicação.
- Escute o que o outro tem a dizer;
Se possível, não interrompa o que o outro está dizendo para que possa compreender a mensagem e a mesma possa ser finalizada de forma eficaz. Então, esta primeira dica visa sempre escutar o outro e o mesmo deve ser realizado com você. A comunicação é uma via de mão dupla em conversas e até mesmo em informações que querem ser passadas e, é claro, compreendidas.
- Pergunte sempre que não compreender algo;
A dúvida sem resposta é um martírio, por isso, sempre que tiver alguma questão pendente. Faça em momento oportuno ou encontre este momento oportuno para tirar a dúvida.
- Saiba o que quer dizer antes de começar uma conversa importante;
Se você começar uma conversa importante, mas não sabe o que dizer com ela ou a sua finalidade, então as chances da comunicação dar errada é alta, já que o outro pode ter dúvidas e perguntar mais a fundo sobre os detalhes. Por isso, sempre saiba o que quer dizer antes de começar algum diálogo.
- Desenvolva empatia para conseguir desenvolver a boa comunicação;
Seja por conta do outro estar nervoso ou as palavras difíceis serem pronunciadas de forma errada. Tenha empatia durante o diálogo para conseguir desenvolver uma melhor experiência para ambos.
- Escute a si mesmo enquanto fala.
Treine falando no espelho ou até mesmo durante a apresentação, ouça o que está dizendo e atente-se para saber se está sendo claro e sucinto o suficiente.
Com essas dicas o sucesso profissional e pessoal virá gradativamente. Não são muitas tarefas, mas praticá-las a cada dia nos ambientes traz resultados incríveis.